×

Campanha pela desapropriação do Clube Social do Pontal ganha as redes sociais

Circula nas redes sociais, um apelo dramático elaborado pelos alunos da escola Padre Luiz Palmeiras a respeito da possível demolição da referida escola para dar lugar às vias de rolamento da nova ponte Ilhéus Pontal em direção à zona sul. Está prevista também, a demolição de várias residências naquele entorno da Nova Brasília. Ora como afirma a nossa ativista social Eulina Lavigne, do Instituto Nossa Ilhéus, uma ponte é só uma ponte para dar passagem às pessoas, uma escola é uma passagem definitiva para o futuro e um bom futuro para as pessoas.
É necessário que o nosso promotor ilheense, Dr. Paulo Eduardo, na próxima audiência pública que será realizada, inclua na pauta o debate sobre o local para erguer uma nova escola, que venha substituir a contento, o grupo escolar Padre Luiz Palmeiras, uma vez que até o momento, segundo o depoimento dos próprios alunos, este assunto ainda não foi esclarecido e quase 300 pessoas poderão ficar sem estudar de uma hora para outra.
E, neste momento, estamos iniciando uma campanha cívica visando o convencimento do governo do estado no sentido da desapropriação da área do antigo clube social do Pontal e consequente construção de uma nova escola que venha a abrigar os alunos. Estamos convocando você, ilheense cidadão, as entidades de classe do comércio, o Sindicato dos Professores, o prefeito Mário Alexandre e o vice, José Nazal que tomarão posse daqui a quinze dias, vereadores eleitos e reeleitos, membros do judiciário, pessoal do Pontal Criativo e Feira Criativa do Pontal, empresários pontalenses e pais e mães de alunos. Vamos promover uma ação de pressão junto ao governo do estado para proceder urgente à desapropriação e construção de um novo colégio, área melhor não temos aqui no bairro do Pontal.
Avancemos e procedamos à uma consulta popular que tenha como resultado uma proposta de um projeto de uma escola multiuso, convocar até os arquitetos do bairro e da municipalidade, para ouvida a comunidade, ofereçam um pré-projeto do que pode vir a ser uma escola dotada de um centro cultural tendo como eixo o funcionamento de escolas profissionalizantes de arte englobando música, pintura, gastronomia e que já existe em potencial pelo esforço das heroicas meninas coordenadoras do Pontal Criativo, que promovem oficinas de arte na Maramata, Praça São João e na paróquia da igreja São João Batista. Afinal ,quando a comunidade se uniu foi possível a requalificação da nossa bela praça do bairro, joia da coroa pontalense.

Leia aqui o manifesto dos alunos

Socorro Mendonça e José Henrique Abobreira.

4 Comments

  1. Suely

    20 de dezembro de 2016 at 23:19

    Tem o meu apoio!

    Responder
  2. José Rezende Mendonça

    21 de dezembro de 2016 at 18:50

    Bem pensado, amigos Abobreira e Socorro.
    Agora é bom lembrar que, uma desapropriação dessa, e a construção de uma nova escola leva um bom tempo, em se tratando de serviço público. Então é preciso primeiro que, se defina pra onde irão os alunos já no ano letivo de 2017, que começa já em fevereiro. Pois como sabemos, já em junho de 2017, começam a construção das vias de acesso da zona sul, para a ponte. O Clube do Pontal, será sem sombra de dúvida uma alternativa para o futuro (agora) colégio Padre Antonio Vieira e que pelo menos já funcione para o ano letivo de 2018.
    Rezende

    Responder
  3. IVONETE RIBEIRO DE ALMEIDA

    22 de dezembro de 2016 at 10:36

    Para Escola ,o local é inapropriado, pois haverá um congestionamento descomunal,considerando o fluxo de carros ,que não permite o vai-e -vem normal ,p o bairro!! Que tal uma BIBLIOTECA,pra ensinar nosso povo a ler,ou será muito LUXO?!!!#O BRASIL PRECISA OUVIR O BRASIL#

    Responder
    • Alecxandra Ocke

      22 de dezembro de 2016 at 13:29

      Para erguer uma escola, jamais um local será inapropiado. Inapropriada é a mente curta da população local. Cresce, Ilhéus!!!!! Cresce população que não admitia o G Barbosa, no Pontal.Vemos como um grande supermercado limpo faz a diferença numa cidade.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: