×

Apoio de Nilton chega junto com nova “conta” do TCM para Marão

Nilton Cruz, ex-crítico e atual aliado do prefeito Mário Alexandre.

Em novembro de 2019, o então pré-candidato a prefeito Nilton Cruz (PT) revelou surpresa diante do que chamou de descrença a respeito do poder coercitivo da Justiça contra administradores públicos. Referia-se ao governo do prefeito Mário Alexandre (Marão – PSD).

O conceituado Blog do Gusmão registrou o espanto do petista:  “Com o atual processo de remodelação do Brasil, me surpreende que essas pessoas acreditem que a justiça não vai chegar até elas. Já existem centenas de denúncias no Ministério Público Estadual contra a atual gestão municipal e uma hora a conta vai chegar”.

O blog tratou a declaração de Cruz como profecia. Depois do vaticínio, pelo menos três contas caras já chegaram para o governo, todas no CPF do prefeito.

Primeiro, em junho, o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) reprovou as contas de 2018 do prefeito e exigiu ressarcimento de mais de trezentos mil reais.

Em julho, o TCM mandou o prefeito devolver R$ 1,6 milhão aos cofres públicos por suposto superfaturamento do contrato da empresa que coleta os resíduos sólidos da cidade.

Ontem, o mesmo tribunal determinou que Marão devolva 2,2 milhões de reais, com recursos próprios, por causa de prejuízo financeiro do município que os conselheiros do tribunal atribuíram à “omissão” do prefeito. Veja aqui.

Diferente do homem que há dez meses via nas investigações do Ministério Público contra o governo um sinal de “contas” por vir, o Nilton Cruz de setembro de 2020 não vê mais problema nesse tipo de coisa e declarou apoio ao mandatário, que sonha com a reeleição.

Em janeiro de 2019, José Dirceu visitou Nilton Cruz em Ilhéus. São companheiros de longa data no Partido dos Trabalhadores. Este repórter presenciou a conferência de Dirceu, feita numa escola privada da cidade, com ares de evento clandestino, tamanho o cuidado dos presentes solicitando que o nome do colégio não fosse divulgado – tinham medo da instituição ser alvo de represália das hordas bolsonaristas. Na sua fala, o ex-ministro do Governo Lula avaliou de forma negativa as condições do município. Chegou a dizer que a cidade parecia não ter prefeito.

Como o ex-ministro gosta muito do verão ilheense, época em que costuma visitar o amigo na cidade, Nilton talvez tenha a oportunidade de explicá-lo o que mudou sua opinião sobre Mário Alexandre. Afinal, as investigações do MP não sumiram e as contas não param de chegar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: