“Dúvidas cercam atualização do iOS 17 para iPhone 8, 8 Plus e X”
Palavras-chaves: iOS 17
O lançamento do iOS 17 pela Apple está cada vez mais próximo e tem gerado dúvidas e especulações na comunidade tecnológica sobre a atualização dos iPhones 8, 8 Plus e X. A confusão começou depois que dois perfis especializados em vazar informações sobre a Apple apresentaram informações conflitantes sobre o futuro sistema da empresa. Em várias listas, fica claro que o iPhone 8 vai ficar sem o iOS 17, enquanto em outras não. Afinal, o que pode acontecer?
Parte da comunidade acredita que há uma vulnerabilidade no processador A11 que não foi corrigida e poderia expor usuários a riscos mais sérios. Segundo um pesquisador da área consultado pelo portal 9to5Mac, há uma vulnerabilidade no Bootrom do telefone capaz de gerar um jailbreak permanente. Isso poderia resultar no controle total do aparelho por parte de um invasor mal-intencionado.
A outra parte, por sua vez, afirma que aparelhos aptos a rodar o iOS 16 têm plena capacidade de desfrutar do software seguinte. No entanto, há quem diga que todos os modelos compatíveis com o iOS 16 estão aptos a receber o iOS 17. Observando o histórico de cobertura da Apple, é possível questionar ao menos a falta do iPhone X na lista de contemplados pelo update, já que a empresa costuma garantir no mínimo cinco anos de atualizações.
A falta de precisão nos vazamentos pode ser explicada por diversos fatores, entre eles o desconhecimento do processo total de criação de um software ou hardware, até mesmo por parte de engenheiros que trabalham na gigante de Cupertino e que geralmente vazam as informações para a mídia especializada. De toda forma, a lista final de telefones que receberão a atualização deve ser anunciada somente no lançamento do sistema. Há expectativa de que a Apple detalhe o iOS 17 na conferência WWDC, marcada para junho.
No entanto, é preciso ter em mente que alguns sistemas vêm para dar fim ao suporte da fabricante, como foi o iOS 16 para o iPhone 6S, iPhone 6S Plus, iPhone 7 e iPhone 7 Plus, além do iPhone SE de 1ª geração. A falta de atualização de um sistema operacional pode tornar os aparelhos vulneráveis a ataques de hackers e, no caso da brecha apontada pelo 9to5Mac, permitir que os sistemas de proteção do aparelho não funcionem devidamente após um furto ou roubo.
Alguns dos relatos indicam que os modelos supostamente excluídos da lista de atualização teriam uma brecha não corrigida nos processadores lançados desde o chip A5 até o A11, englobando desde o iPhone 4S até o iPhone X, incluindo o iPhone 8. Até o momento, isso tem sido uma fonte de preocupação para os donos dessas versões, sobretudo as mais atuais.
A dúvida se estende ao iPadOS, o sistema operacional presente nos iPads, e a discussão segue a mesma prerrogativa e põe em dúvida o update dos modelos iPad de quinta geração e iPad Pro de primeira geração.
A Apple deve prestar mais esclarecimentos sobre o assunto em breve. A empresa tem trabalho bastante na segurança de seus usuários, especialmente com a adição do Modo de Privacidade, que deve estrear na próxima atualização. O objetivo dessa ferramenta é evitar que aplicativos que pedem permissão para acessar os dados pessoais do usuário coletem informações mais precisas do que realmente é necessário para o seu funcionamento.
Todavia, é importante que se tenha em mente que a Apple precisa fazer escolhas e direcionar recursos, o que a leva a deixar de atualizar sistemas mais antigos. Isso faz parte da rotina do ramo da tecnologia e do consumidor ter em mente que, a cada nova atualização, pode ser que alguns modelos deixem de ser suportados. Mas, enquanto a incerteza paira sobre o futuro dos iPhones 8, 8 Plus e X, os usuários devem ficar atentos às precauções normais de navegação na internet e não clicar em links suspeitos.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail:
