×

“Prudência”: Marão diz que cancelou o Carnaval por causa do coronavírus

O prefeito Mário Alexandre (camisa azul) no Bloco do Zé Pereira. Foto: Vermelinho Ba.

O prefeito Mário Alexandre (PSD) afirma que cancelou o Carnaval oficial de 2020 como medida preventiva contra o novo coronavírus. Fez a revelação ontem, no Facebook, ao comentar o vídeo da sua participação no telejornal Bahia Meio Dia, quando foi entrevistado pela jornalista Jéssica Senra. Destacamos o trecho do comentário em que revelou sua “prudência”:

– Venho trabalhando em cima da prudência desde janeiro, inclusive, enquanto muitos queriam o Carnaval, eu cancelei, visando não piorar o quadro.

Comentário do site.

Na linguagem cotidiana, “oficial” é a festa momesca promovida com recursos públicos e gerida pela prefeitura. Nesses termos, o governo Mário Alexandre não fez Carnaval nos quatro anos do mandato.

Nos três primeiros anos da gestão, o novo coronavírus não tinha infectado humanos. Nem se tinha notícia da sua existência. Quando o prefeito anunciou que não faria o Carnaval 2020, no dia 22 de janeiro, não mencionou o nome do vírus. As razões apresentadas foram as mesmas dos anos anteriores. Ele decidiu priorizar investimentos em saúde e educação. Massa!

A decisão do governo, no entanto, não impediu que os tradicionais blocos de Ilhéus tomassem as ruas da cidade. Ao contrário, a prefeitura deu o apoio mínimo para que as festas ocorressem. Não foi diferente neste ano.

Se o prefeito considerou a disseminação do coronavírus como um dos motivos para não fazer o Carnaval oficial, não tomou nenhuma medida com base na “prudência” revelada ontem.

Os blocos de rua desfilaram normalmente em Ilhéus. O Brasil todo pulou Carnaval. Há dois meses, ainda estávamos no mundo antes da pandemia, que só foi declarada pela Organização Mundial de Saúde no dia 11 de março. No fim de janeiro, seria muito rigoroso exigir que um prefeito, em plena Bahia, cancelasse o Carnaval por causa do novo vírus. As informações disponíveis à época, pelo menos aquelas de ampla visibilidade, não recomendavam esse tipo de medida.

Em resumo: o prefeito forçou a barra.

1 Comment

  1. Fatima

    24 de abril de 2020 at 21:15

    Estranho .. foi ppr causa dos postos de saude e a reforma das escolas
    https://www.google.com/amp/s/noticiabrasilonline.com/prefeito-de-ilheus-cancela-o-carnaval-e-prioriza-verba-para-reformas-de-escolas-e-postos-de-saude-na-cidade/
    Essa materia é verdadeira?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: