As belas praias do litoral de Ilhéus

Praia da Avenida com vista para o Morro de Pernambuco
Praia da Avenida com vista para o Morro de Pernambuco

A região cacaueira do Sul da Bahia se configura cenário de várias histórias contadas e recontadas por escritores canônicos e poetas locais. Cenário cultural este que se apresenta como um ambiente fecundo de artistas nas mais diversas manifestações artísticas, tanto nos movimentos de cultura popular quanto na vanguarda das artes contemporâneas. É, pois, nesse contexto que ressaltamos Ilhéus, cidade rememorada pelo escritor Jorge Amado e os poetas Sosígenes Costa e José Delmo.

Praia do Sul, conhecida como Praia dos Milionários
Praia do Sul, conhecida como Praia dos Milionários

Não tão somente reconhecida e apreciada no âmbito literário e artístico, a cidade de Ilhéus é considerada um dos pontos turísticos mais procurados da Bahia. Apreciada internacionalmente pelos leitores amadianos, possui fama, sobretudo, pelo seu potencial turístico devido a suas belezas naturais.

Para quem procura tranquilidade e lazer, a cidade de Ilhéus é o lugar ideal. Turistas do mundo vêm conhecer um pouco da história de Ilhéus rememorada nas obras Gabriela Cravo e Canela e Terras do sem fim, tais escritos mais famosos do escritor Itabunense Jorge Amado. Além disso, usufruem das belezas naturais e conforto.

Além do aspecto histórico e cultural, muitos turistas e moradores locais se encantam com as belíssimas praias de Ilhéus.  Dentre elas, destacamos as praias do Litoral Sul: Praia dos Milionários, Cururupe, Back Door, Batuba, Cai n’água, Praia do Jairi, Acuípe e Canabrava.

Praia do Cururupe
Praia do Cururupe

A praia dos milionários é a mais frequentada, haja vista a variedade de cabanas para quem quer conforto.

Conhecida devido ao massacre marcado por grande quantidade de indígenas mortos pelos portugueses,  a praia do Cururupe esta localizado na margem da estrada Ilhéus – Olivença.

As praias localizadas em Olivença como Batuba, Cai n´agua Jairi, Acuípe e Canabrava, são frequentadas principalmente por surfistas e moradores da região.

No centro da cidade, encontram-se as praias da Avenida e do Cristo.

Já no litoral norte, algumas praias de Ilhéus são ideais para quem gosta de surfar, muitos são os atletas e apreciadores do esporte que são frequentadores assíduos desses lugares. Um exemplo é a do Norte onde apresenta aspecto selvagem, fortes ondas, ambiente propício para quem quer praticar esporte radical na água.

Praia do Cristo, uma praia de águas calmas no centro de Ilhéus
Praia do Cristo, uma praia de águas calmas no centro de Ilhéus

Há também a praia do Marciano e praia de São Miguel que estão localizadas na região norte da cidade e não são adequadas para banhistas.

Compartilhe nas redes sociais
Utilize os botÕes ao lado

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail:

REDES SOCIAIS: