×

Ministério Público recomenda que audiência pública sobre nova ponte seja marcada para o dia 12

Após representação enviada ao Ministério Público pelo Instituto Nossa Ilhéus, o Promotor de Justiça de Ilhéus, Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo, recomendou que seja realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Infraestrutura do Estado da Bahia – SIT, uma audiência pública sobre a nova ponte Ilhéus/Pontal. A data sugerida é o dia 12, às 14h, na Câmara de Vereadores de Ilhéus, quando serão seguidos os trâmites referentes a uma audiência desta natureza, com prévia e ampla divulgação, presença de técnicos para falarem sobre o projeto, apresentação dos Estudos de Impacto Ambiental e suas condicionantes, inscrições de perguntas da população para serem respondidas pela mesa, os encaminhamentos registrados em relatório e a apresentação das conclusões.

Uma reunião pública proposta pelo vereador, Ivo Evangelista, está marcada para a tarde de hoje (01), às 15h, na Câmara Municipal de Vereadores, e será uma oportunidade dos presentes assistirem e formularem perguntas sobre a ponte, preparando-se para a audiência, quando poderão se inscrever para realizar os questionamentos pautados no que ouvirem hoje.

O INI, enquanto instituição da sociedade civil organizada, que  atua também com monitoramento social, enviou representação ao MP a fim de contribuir para que os gestores não ajam de forma equivocada, solicitando providências e tornando o processo o mais transparente possível para a população.

Para a presidente do Instituto, Maria do Socorro Mendonça, “uma obra do porte da construção de uma ponte como esta que interligará o Centro da Cidade à Zona Zul e integra a BA-001, impactará diretamente nos moradores da cidade, principalmente daqueles que terão suas casas atingidas, quanto todos que trafegarão por esta nova via. É necessário os governos do município e do estado, pensarem e agirem para a melhoria da qualidade de vida da população e é certo que isso não se resume a construir uma ponte, sem que tudo o mais seja pensado, como mais mobilidade e menos tráfego com escoamento adequado, tendo cuidado com acessibilidade, ciclovias, estacionamentos etc.”

Instituto Nossa Ilhéus – O INI foi fundado em 09 de março de 2012, e é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, tendo como eixos de atuação a Educação para Cidadania, o Monitoramento Social e o Impacto em Políticas Públicas. Está aberto a todos que desejam engajar-se em suas atividades. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. Acesse o site www.nossailheus.org.br e a fanpagefacebook.com/Instituto NossaIlheus

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: