Novo RG digital já está disponível; veja como acessá-lo
Palavras-chaves: ACIN, RG digital
O Governo Federal anunciou no ano passado a criação de um novo modelo de Registro Geral (RG), a Carteira Nacional de Identidade (CIN). O objetivo da criação deste documento é reunir o número do documento em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), impedindo fraudes. A CIN segue um modelo padronizado de emissão para os 27 órgãos de identificação no país e dispõe de novos recursos de segurança, como um QR Code e uma parte destinada à leitura automatizada.
A CIN também tem uma versão digital, que já pode ser acessada pelo aplicativo do Governo Federal. Para ter a versão digital, é necessário que a versão física esteja emitida e o cidadão deve se dirigir à Secretaria de Segurança Pública ou órgão responsável no município ou estado onde reside, com o antigo RG, CPF ativo e certidão de nascimento ou casamento em mãos. Alguns estados ainda não adotaram o novo modelo, mas grande parte já disponibiliza o serviço.
Até o momento, foram emitidas cerca de 200 mil carteiras de identidade na versão física e cerca de 175 mil registros na versão digital.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail:
