×

Registro de patente indica iPhone dobrável com sensor de queda.

A Apple tem se mostrado cautelosa em relação à fabricação de um modelo de celular dobrável, no estilo das concorrentes como a Samsung, que já vem fazendo sucesso com essa linha de aparelhos. Contudo, ao que tudo indica, novidades estão por vir. A empresa realizou registro de recurso para proteger o futuro iPhone dobrável contra quedas no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos.

Na prática, o dispositivo é uma espécie de sensor interno que detecta quando o iPhone está em queda livre. A partir daí, aciona-se um mecanismo que fecha a tela de forma automática. Vale lembrar que, dependendo da altura da queda do aparelho, ele pode não se fechar completamente. Ainda assim, ele oferece um nível maior de proteção contra o impacto para minimizar potenciais danos à tela. A ação diferencia o futuro iPhone dos aparelhos das concorrentes já presentes no mercado.

Outra novidade é que, ao invés de possuir uma tela única flexível, o modelo dobrável da Apple deve ser composto por duas telas independentes e que são conectadas quando o aparelho está aberto. Os registros da gigante do setor de tecnologia também apontam que a tela será “regenerável”, ou seja, ela é capaz de recuperar o vinco que ocorre com o ato de dobrar o aparelho. Este é um ponto que, por exemplo, a concorrente Samsung ainda tenta melhorar.

Ainda não se pode dizer quando a novidade da Apple vai chegar ao mercado. Contudo, a expectativa é que o modelo não demore muito para ficar disponível. Ao que tudo indica, a nova tecnologia deve chegar no modelo com lançamento previsto para a metade de 2025.

No entanto, a Apple não é a única empresa a explorar modelos de celular dobráveis. A Samsung já lançou diversos modelos, mas recentemente enfrentou problemas com a segurança de seus aparelhos. O Google identificou falhas graves de segurança em dispositivos da marca, como o Galaxy S21 Ultra, que permitiam que hackers tivessem acesso às mensagens, fotos, contatos e outros dados pessoais dos usuários. A empresa já reconheceu e corrigiu as falhas, mas essa questão levantou uma preocupação maior sobre a segurança desses aparelhos.

Apesar disso, a Samsung continua como líder na produção de smartphones dobráveis. O Galaxy Z Fold2 foi um dos mais recentes lançamentos da marca, e vem se destacando no mercado. O dispositivo é um híbrido de celular e tablet, com duas telas dobráveis e alta tecnologia. A Samsung está investindo cada vez mais nessa linha de aparelhos, buscando inovar e melhorar a experiência do usuário.

Outra empresa que vem investindo nessa linha de aparelhos dobráveis é a Huawei. A marca chinesa lançou o celular Mate X2, e também vem buscando melhorias e inovações em seus produtos. O Mate X2 possui uma tela de 8 polegadas quando está aberto, com alta tecnologia de imagem e som. A marca chinesa está investindo cada vez mais na linha de pesquisa desses modelos, buscando se manter competitiva no mercado de smartphones.

Ainda assim, apesar do sucesso de algumas marcas, a linha de smartphones dobráveis ainda é incerta no mercado. Muitos especialistas ainda veem a tecnologia como sendo experimental, e é preciso esperar novos avanços e melhorias antes que ela se torne mais popular e acessível. O preço desses aparelhos ainda é alto e não é acessível para uma grande parcela da população.

De qualquer forma, a Apple está se preparando para lançar seu primeiro smartphone dobrável, com tecnologias inovadoras e que prometem mudar o mercado. Será necessário esperar até 2025 para ver como as coisas vão evoluir e que tipo de impacto essa nova tecnologia vai ter. Enquanto isso, outras marcas continuam investindo nessa linha de produtos, buscando se manter competitivas e inovadoras no mercado de smartphones.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: