×

Diferenças entre o ChatGPT do Google e o Bard do Microsoft: um comparativo completo

O Google entra no mercado de chatbots de inteligência artificial, diretamente competindo com a Microsoft. O ChatGPT da OpenAI, que recebeu investimento da Microsoft, agora é oferecido junto com serviços e produtos da Microsoft. Estudaremos as diferenças entre os chatbots ChatGPT e Bard.

Chatbots, ou robôs de inteligência artificial (IA), são capazes de responder a perguntas utilizando linguagem natural e criar textos de diversos tipos, desde discursos a textos publicitários e códigos de computador. O ChatGPT da OpenAI atingiu rapidamente um milhão e meio de usuários em menos de um mês, enquanto o Bard é o chatbot fornecido pelo Google.

O atual banco de dados de conhecimento do ChatGPT é limitado até o ano de 2021, não podendo responder sobre eventos atuais como o terremoto na Turquia e na Síria. Já o Bard tem acesso a informações atualizadas e foi capaz de responder a uma pergunta sobre a proibição do TikTok nos telefones do governo do Reino Unido, postada na BBC há alguns dias. A primeira diferença entre os chatbots é que o Bard tem acesso às informações mais recentes da internet e conta com a função “Google it” para uma busca direta no mecanismo de pesquisa.

O Bard também permite aos usuários verificar as fontes dos dados coletados, incluindo a Wikipédia, enquanto o ChatGPT fornece apenas uma resposta ou solução sem citar fontes. O Bing Chat da Microsoft possui como base o ChatGPT 4.

O ChatGPT é capaz de operar em múltiplos idiomas, incluindo português, espanhol, francês, árabe, mandarim, italiano, japonês e coreano. No entanto, a qualidade das respostas varia dependendo do idioma. Já o Bard é limitado somente ao inglês. Segundo Jack Krawczyk, diretor de produto do Google, o Bard é “um experimento” que pode ser utilizado como ponto de partida para a criatividade.

O Bard ajuda as pessoas em seus processos criativos, como na organização de festas baseadas em temas preferidos. Krawczyk salientou que os modelos de linguagem não são super-heróis, mas sim ferramentas para ajudar a desbloquear a criatividade humana. O ChatGPT pode imitar estilos de escrita, mas não é capaz de expressar opiniões ou adotar personalidades.

Quanto à idade mínima de utilização, apenas o Bard tem restrições para menores de 18 anos. O Google monitora o Bard para garantir que siga seus próprios “princípios de IA”, que incluem evitar o reforço de preconceitos e estimular a criatividade.

O ChatGPT, por outro lado, recebeu investimento da Microsoft e agora é oferecido junto com os serviços e produtos da empresa. O Bard é o chatbot fornecido pelo Google. Embora ambos sejam chatbots de IA, possuem diferenças fundamentais entre eles. Às vezes, os usuários podem preferir um em vez do outro ou até mesmo utilizar ambos de acordo com as tarefas.
Enfim, cada chatbot fornece recursos e funcionalidades interessantes para maior compreensão de informações para os usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: