×

“WhatsApp teste áudios autodestrutivos para garantir privacidade”

O WhatsApp está sempre em busca de novidades para manter sua posição como o mensageiro mais utilizado do mundo, com 2 bilhões de usuários ativos. Para não ficar para trás das outras redes sociais, como o Telegram, o aplicativo está trabalhando em uma nova funcionalidade: a possibilidade de enviar áudios autodestrutivos.

Essa ferramenta é similar ao mecanismo das fotos temporárias, que permitem apenas uma visualização e depois somem da tela. Com os áudios autodestrutivos, o objetivo é garantir mais privacidade nas conversas, além de otimizar o armazenamento do dispositivo.

De acordo com o portal WABetaInfo, que monitora as atualizações do WhatsApp, o recurso de áudio que some depois de visualizado já está sendo testado na versão beta 2.23.7.8 para dispositivos com sistema Android. Ainda não há previsão para o lançamento oficial, mas a expectativa é que a funcionalidade seja liberada nas próximas atualizações.

Para entender melhor como vai funcionar o áudio autodestrutivo, basta imaginar a lógica das fotos temporárias. Quando você envia uma imagem com visualização única, a pessoa que a recebe só pode vê-la uma vez. Se tentar visualizá-la novamente, a mensagem “Esta foto não está mais disponível” aparecerá na tela.

Com os áudios autodestrutivos, a ideia é a mesma. Ao receber um áudio com visualização única, o recado será aberto em tela cheia e o contato pode escutá-lo quantas vezes quiser enquanto estiver com a mesma tela aberta. Mas, depois que minimiza a aba e volta ao histórico de conversa, o áudio fica indisponível definitivamente.

Essa é uma ótima opção para garantir mais privacidade nas conversas, já que nem sempre é seguro deixar um áudio armazenado no dispositivo por muito tempo. Certos assuntos exigem sigilo, como feedbacks ou a troca de informações pessoais, como endereço, telefone e números de documentos. Com os áudios autodestrutivos, a possibilidade de vazamento é menor, já que a mensagem some após a primeira visualização.

Além disso, muitos usuários habilitam as mensagens temporárias para aumentar o espaço de armazenamento do dispositivo. À medida que as mensagens e arquivos são deletados, a memória do celular deixa de ficar cheia com conteúdos que já não são mais úteis. Com os áudios autodestrutivos, o mesmo benefício pode ser aplicado.

Essa novidade é uma resposta do WhatsApp às demandas do mercado, que cada vez mais exige maior privacidade e segurança nas conversas. Quando as pessoas se sentem seguras para se comunicarem pelo aplicativo, o uso se torna mais frequente e, consequentemente, maior será o engajamento dos usuários.

Ainda não se sabe quais serão as limitações para os áudios autodestrutivos, como o tempo de duração ou o número de visualizações permitidas, mas é certo que essa funcionalidade será muito útil e desejada por muitos usuários.

O WhatsApp é uma empresa que está sempre em constante evolução, acompanhando as exigências de seus usuários e buscando novas soluções para oferecer uma experiência cada vez mais satisfatória. Com as mensagens autodestrutivas, o aplicativo se fortalece como uma das redes sociais mais acessadas do mundo inteiro. Agora, é só aguardar o lançamento oficial e aproveitar mais essa novidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: