×

WhatsApp testa novas opções para mensagens temporárias no desktop

O WhatsApp está testando novas variações para sua ferramenta de mensagens temporárias. A versão beta do aplicativo para desktop recebeu 15 novas opções de tempo para que as mensagens sejam apagadas de uma conversa ou grupo. A novidade prevê que o usuário possa escolher entre prazos de 1 ano, 180 dias, 30 dias, 21 dias, 14 dias, 6 dias, 4 dias, 3 dias, 2 dias, 12 horas, 6 horas, 3 horas e 1 hora, além das opções já disponíveis de 24 horas, sete dias ou 90 dias.

Embora esta novidade esteja em fase de testes apenas para a versão WhatsApp beta para desktop, a ferramenta de mensagens instantâneas ainda está desenvolvendo o recurso para as versões Android e iOS, sem previsão de lançamento.

Esta variação de tempo para que as mensagens desapareçam é útil para quem deseja economizar espaço ou mesmo proteger sua privacidade. Os usuários do WhatsApp Business, voltado para empresas e profissionais, poderão utilizar a ferramenta como um meio de limpar periodicamente os contatos com os clientes. A economia de espaço dentro da ferramenta é fundamental, uma vez que há grande rotatividade de conversas e negociações.

O recurso de mensagens temporárias nada mais é do que uma funcionalidade em que o usuário escolhe por quanto tempo as suas mensagens ficarão disponíveis em uma conversa ou grupo. Contudo, vale lembrar que a ação automática só ocorre com as mensagens enviadas após a ativação do recurso. Há duas possibilidades de uso: a padrão, que engloba todas as conversas, ou a opção de escolher alguns contatos. Há também a possibilidade de ativar o recurso em grupos. Nestes casos, as mensagens temporárias nos grupos apagam o conteúdo do bate-papo de todos os usuários e não apenas de quem ativou a funcionalidade.

É importante destacar que mensagens temporárias não são sinônimo de segurança e privacidade total. Embora possam proteger contra possíveis vazamentos e excesso de compartilhamento, é possível que a pessoa do outro lado capture a mensagem ou que ela já tenha sido visualizada antes do seu desaparecimento.

O WhatsApp tem investido em recursos adicionais de privacidade, incluindo a possibilidade de identificar e relatar mensagens suspeitas e indesejadas (spam). Recomenda-se que os usuários aproveitem esses recursos e monitorem constantemente a utilização da ferramenta. A empresa afirmou em comunicado que está comprometida em garantir que seus recursos sigam as melhores práticas de segurança e privacidade.

Na prática, mensagens temporárias podem ser úteis para diversas finalidades, como discutir negociações, planejamento de viagens, tarefas com os amigos e família, além de funcionarem como uma opção para aqueles que desejam manter a privacidade a respeito de assuntos específicos.

Embora essa novidade de mensagens temporárias possa economizar espaço e manter a privacidade dos usuários, é fundamental ter cuidado com o conteúdo que é compartilhado. A melhor forma de manter a privacidade é utilizar o bom senso e compartilhar informações apenas com pessoas em quem se confia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: