“Reabertura do comércio é caminho para a morte”
Palavras-chaves: comércio, coronavírus, covid-19, Itabuna, prefeito Fernando Gomes
Ontem, 2, 0 prefeito Fernando Gomes anunciou que o comércio de Itabuna vai voltar a funcionar a partir da próxima segunda-feira, 8.
O Sindicato dos Comerciários de Itabuna reagiu ao anúncio afirmando que a “reabertura do comércio é caminho para a morte”.
Leia a nota da entidade na íntegra.
REABERTURA DO COMÉRCIO É CAMINHO PARA A MORTE
Contrariando dados oficiais, o prefeito Fernando Gomes anunciou, nesta terça-feira, 02, que o comércio de Itabuna será reaberto na próxima segunda-feira, 08 de junho.
O prefeito toma a decisão mais desastrosa justamente no pior momento da pandemia em nossa cidade. Segundo a Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), Itabuna só fica atrás de Salvador em número de casos confirmados. Quantos especialistas foram ouvidos para que tal decisão fosse tomada? Com a reabertura, o sistema de saúde do município suportará o aumento de casos? De forma irresponsável, Fernando Gomes cede às pressões de determinados setores, em detrimento do restante de toda a população, que precisa ser protegida e cuidada.
A ausência de um plano estratégico de enfrentamento ao Covid-19 criou problemas seríssimos para a cidade e para as vidas das pessoas. Quem se responsabilizará pelas vidas dos quase 10 mil comerciários, comerciárias e clientes que transitarão por estas lojas? A prefeitura está preparada para fiscalizar todo o comércio de Itabuna, um comércio descentralizado, onde bairros que possuem atividade comercial intensa, como Fátima e São Caetano, apresentam os maiores índices de contaminação? O prefeito pode garantir a segurança aos profissionais que farão esta fiscalização? O sistema de transporte voltará a funcionar? Como será o deslocamento destes trabalhadores e trabalhadoras?
Esta medida poderá representar, num curto espaço de tempo, o caminho para a morte. Os maiores interessados e interessadas no retorno do funcionamento do comércio são os trabalhadores e as trabalhadoras. Contudo, a necessidade de retorno à normalidade econômica não pode representar risco de vida para comerciários, comerciárias, clientes e a sociedade em geral.
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail:

Mario Laranjeira
3 de junho de 2020 at 16:07Não quer abrir o comércio?
FIQUE EM CASA PORRA!!
Agora deixe quem precisa trabalhar em paz.
Sindicalista sempre foram uma ruma de parasitas que vivem do dinheiro dos trabalhadores.