Covid-19: leitos de UTI do Hospital de Ilhéus não são exclusivos para pacientes locais
Palavras-chaves: covid-19, Ilhéus, Secretário de Saúde Geraldo Magela
Nesta sexta-feira, 24, o secretário municipal de saúde, Geraldo Magela, explicou à nossa reportagem por que os leitos de UTI específicos para tratamento de covid-19, contratados pelo SUS no Hospital de Ilhéus (instituição privada), não são exclusivos para os pacientes que residem no município.
De acordo com Geraldo Magela, os leitos devem acolher pacientes de outras cidades da região. A exigência é do Ministério da Saúde, que enviou ao Estado da Bahia o dinheiro usado para o convênio do SUS com o Hospital de Ilhéus. A contrapartida da Prefeitura de Ilhéus foi a entrega de respiradores mecânicos.
“O Ministério da Saúde exige que seja para todo mundo. Quem pedir e tiver covid pode entrar”, disse Magela.
O secretário também informou ao site que o Hospital de Ilhéus vai ter mais nove leitos de UTI específicos para tratamento da covid-19, em parceria com o SUS, até o dia 10 de maio.
Conforme Magela, o Hospital de Ilhéus também recebe pacientes transferidos do Hospital Regional Costa do Cacau, que atende toda a região cacaueira. Até a manhã de hoje, nove dos onze leitos específicos para o tratamento da covid-19 estavam ocupados.
Perguntamos se o prefeito Mário Alexandre (PSD) vai decretar toque de recolher no horário entre oito da noite e seis da manhã. O secretário de saúde respondeu que não tinha essa informação até o momento da nossa conversa por telefone, por volta das 16h20.
Até a noite de ontem, Ilhéus tinha 127 casos confirmados da infecção causada pelo novo coronavírus e três óbitos.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail:
