Covid-19: UTIs de Ilhéus lotam antes do impacto da reabertura econômica

O boletim epidemiológico sobre a Covid-19 da Prefeitura de Ilhéus informa que todas as 45 unidades de terapia intensiva (UTIs) dos hospitais da cidade estão ocupadas.
Quatorze pacientes com a doença precisaram de internação mais complexa no intervalo de dois dias, pois eram 31 internados nessa condição até a noite de sexta-feira (12).
A evolução da Covid-19 nos quadros mais graves, que exigem a intubação para o paciente respirar com a ajuda de aparelho, leva em média quinze dias, conforme explica o biólogo Fernando Reinach. Professor titular de Biomedicina da USP, ele participa do podcast Luz no fim da quarentena, da Rádio Piauí.
Por isso, o professor enfatiza o efeito retardado das decisões que a sociedade toma ao lidar com a epidemia em cada local. Uma medida de flexibilização ou restrição do deslocamento de pessoas só apresenta seus efeitos, em média, duas semanas após a sua adoção.
Ou seja, as novas UTIs abertas pelo SUS ficaram lotadas antes do impacto da reabertura econômica sobre a epidemia em Ilhéus, iniciada em 3 de junho, com a autorização do prefeito Mário Alexandre (PSD).
Vale lembrar que as unidades de terapia intensiva localizadas em Ilhéus também atendem moradores de outros municípios baianos.
Avanço do vírus exigiu ocupação de 24 leitos de UTI em três dias | Ilhéus Comércio
16 de junho de 2020 at 18:39[…] Outro agravante: como o Ilhéus Comércio informou no domingo, o avanço da epidemia no município ainda não sofreu o impacto do plano de reabertura econômica. […]