×

Como bloquear o WhatsApp em casos de emergência

O WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais populares do mundo, usada por mais de 2 bilhões de pessoas. Ele oferece aos usuários muitas opções de personalização, bem como recursos úteis para conversas profissionais, familiares e pessoais. No entanto, como qualquer aplicativo de comunicação, o WhatsApp também possui muitas informações pessoais, imagens, conversas e arquivos sensíveis de cada usuário. Portanto, quando se perde o celular ou ele é roubado por algum criminoso, os conteúdos do aplicativo se tornam uma preocupação constante.

Felizmente, existem algumas dicas que você pode seguir para bloquear o WhatsApp em casos de emergência. Essas dicas vão ajudar você a proteger suas informações e dados pessoais contra pessoas mal-intencionadas.

Comece bloqueando o chip

A primeira coisa que você deve fazer ao perder o celular ou tê-lo furtado é bloquear o chip do aparelho. Isso pode ser feito entrando em contato com sua operadora. Nas opções eletrônicas, costuma existir uma que se destina exatamente à comunicação de perda, roubo ou furto. O bloqueio será feito por 90 dias e você pode transferir seu número antigo para um chip novo, se quiser. Passado esse prazo, o número será invalidado e, posteriormente, encaminhado para outro usuário.

Avise o WhatsApp sobre o caso

Outra coisa que você precisa fazer logo depois é informar o WhatsApp sobre o ocorrido. Entre no canal de suporte do WhatsApp e envie uma notificação sobre o caso. Há a opção de mandar e-mail, mas o assunto do e-mail deve ser o seguinte: “Perda/Roubo: desative a minha conta”. Informe o número do seu celular da seguinte maneira: +55 (DDD) 0000-0000. O WhatsApp irá desativar sua conta para evitar que qualquer pessoa use-a indevidamente.

Por fim, bloqueie o aparelho

A última coisa que precisa ser feita é bloquear de vez o seu aparelho. Mantenha o seu código IMEI seguro em algum lugar para usá-lo em casos de roubo ou furto do telefone. Isso vai inutilizar completamente o dispositivo. Acesse o suporte da fabricante do seu aparelho para que ela prossiga com o bloqueio total do telefone. Assim, nenhum criminoso ou oportunista poderá utilizar seu WhatsApp ou acessar qualquer outra informação.

Conclusão

Embora pareça impossível controlar todas as situações que podem ocorrer com seu celular, você pode se preparar para minimizar os riscos. Bloquear o WhatsApp é uma das melhores maneiras de proteger suas informações pessoais e evitar possíveis dores de cabeça. Siga essas dicas simples e fáceis de implementar, e você estará bem preparado para evitar problemas no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: