×

Jequié adere a Associação de Municípios do Sul da Bahia após assinatura do prefeito Zé Cocá.

O prefeito de Jequié, Zé Cocá, assinou a adesão do município à Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) nesta quarta-feira, 29 de setembro, durante um ato em Brasília, acompanhado pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), José Henrique Tigre, Quinho. Essa adesão aumenta a forte representatividade da Amurc na região, composta por 38 municípios, e fortalece o papel da associação na defesa dos interesses dos municípios baianos no cenário estadual e nacional.

O presidente da Amurc, Jadson Albano, prefeito de Coaraci, falou sobre a importância da entrada de Jequié na associação e destacou as competências do município: “O prefeito Zé Cocá é sem dúvidas um gestor de experiência que irá agregar valor a nossa instituição. Jequié é uma cidade polo, reconhecida em todo Estado pela competência e coragem no enfrentamento de crises e gestão por resultados. A Amurc torna-se mais forte neste dia”.

Além de Jequié, outros quatro municípios também aderiram à Amurc desde que Jadson Albano tomou posse, em janeiro deste ano. São eles: Nova Ibiá, Itamari e Belo Campo, governado por José Henrique Silva Tigre, Quinho, atual presidente da UPB. O retorno de Jequié à Amurc ocorre em um momento em que Zé Cocá é o prefeito, mas o mesmo já havia atuado na presidência da UPB durante dois anos, deixando o cargo no início deste mês.

A Amurc tem um papel fundamental na representatividade dos municípios na Bahia, e conta com um histórico notório na defesa dos interesses da região. A associação atua em várias frentes, como na elaboração de políticas públicas, incentivo ao desenvolvimento socioeconômico dos municípios, apoio à agricultura familiar e também no fortalecimento do turismo regional. A entrada de Jequié e dos demais municípios comprovam a força da instituição no cenário político e social da Bahia.

A adesão à Amurc traz inúmeros benefícios para o município que se associar, como o acesso aos serviços jurídicos da associação, a troca de experiências entre prefeitos de diferentes municípios e a possibilidade de trabalhar em parcerias nas mais diversas áreas, como a saúde, educação, infraestrutura e meio ambiente. Essa associação é importante para que os prefeitos e as prefeitas estejam unidos na busca de soluções para os problemas comuns, fortalecendo a região como um todo.

A Amurc tem como um dos seus objetivos contribuir para o desenvolvimento dos municípios, por meio da ampliação das parcerias regionais e do estímulo à realização de programas conjuntos, que permitam a efetivação de políticas públicas, mais eficientes e duradouras. A associação é, portanto, um mecanismo de fortalecimento da gestão pública, que tem como finalidade maior a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. É com essa perspectiva que Jequié e os demais municípios se juntam à Amurc, buscando um trabalho coletivo, em prol do desenvolvimento regional e estadual.

A entrada de Jequié na Amurc é um momento histórico, pois reconhece e valida a importância do município na região, assim como a sua capacidade de contribuir para um trabalho conjunto em benefício de toda a Bahia. A associação é uma ferramenta importante de união e fortalecimento dos municípios baianos, mostrando que a força da região se dá quando se está unido e trabalhando por um objetivo em comum.

Do Pimenta na Muqueca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: