Núcleo de Base Indígena do PSOL será lançado na Aldeia Tupinambá Guarani Taba Atã

Publicado em 11/03/2019
Palavras-chaves: , , , ,

A decisão foi tomada na última quinta feira, dia 7 de março, durante café da manhã no Hotel Britânia, localizado no centro de Ilhéus. Na oportunidade, estiveram presentes o Cacique Tupinambá Gildo Amaral, e os ativistas do Raiz\Psol, Henrique Abobreira, ex-vice prefeito, e Shi Mário, estudante universitário e militante de movimentos sociais. Na ocasião, Gildo manifestou preocupação com o desmonte das políticas públicas em favor do segmento indígena pelo atual governo Bolsonaro, citando dentre outras a questão da saída da Funai da órbita do Ministério de Justiça, estando subordinado agora à pasta de Direitos Humanos, sob a governança da ministra Damares. Outro fator de extrema preocupação, ainda na ótica do cacique, diz respeito à questão dos processos de demarcação dos territórios indígenas totalmente suspensos pelo governo federal e a possibilidade das ações e políticas de saúde pró indígenas serem municipalizadas.

Gildo Amaral cumpre extensa agenda de viagens neste mês de março, arregimentando forças com outras lideranças indígenas, para tratar de vasta pauta de interesse dos Tupinambás de Olivença.

Segundo Gildo, o Núcleo de Base Psol Tupinambá reforçará a luta, sendo mais um instrumento de organização e resistência política em defesa dos interesses da Nação Tupinambá, pela demarcação do território ancestral, na região.

Deixe uma resposta

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail:

REDES SOCIAIS: