×

Covid-19 em Ilhéus: morre Dona Domingas, anciã do povo tupinambá

José Henrique Abobreira e Dona Domingas.

Dona Domingas faleceu no fim da noite dessa terça-feira, 4, aos 84 anos, no Hospital Espanhol, em Salvador. O Cacique Ramon Tupinambá confirmou a informação ao Ilhéus Comércio na manhã de hoje.

Ontem, em outra conversa com o site, o cacique já havia dito que Domingas estava internada na capital, pois desenvolveu quadro grave de Covid-19 e não conseguiu vaga em unidade de terapia intensiva em Ilhéus. A professora Pedrisia, filha de Domingas, afirmou a mesma coisa ao site, em conversa por telefone nesta tarde.

Dona Domingas morava em Sapucaeira, na zona rural de Ilhéus. Segundo o ex-vice-prefeito José Henrique Abobreira, ela desempenhou papel importante na luta dos tupinambás pelo direito à auto-determinação e pela demarcação do território indígena.

Travou essa luta ao lado do marido Pedro Brás, que faleceu há dois anos. “Pedrisia, junto com Núbia Batista, cunhada do Cacique Ramon, foram pioneiras na organização do movimento da etnia Tupinambá por dentro de um coletivo da educação chamado Caporec, que possuía núcleos rurais e urbanos. Muito amigas da Susana Viegas. Se eu não estou enganado a foto da capa do livro Terra Calada foi tirada no terreiro da casa de Domingas e tem umas netinhas dela agachadas mexendo na argila do chão da parte externa da casinha. Estou falando de memória, merece uma confirmação”, narrou José Henrique Abobreira, ao nos informar o telefone da filha de Domingas.

A foto da capa do livro da antropóloga portuguesa Susana Viegas – citada por Abobreira – mostra uma criança sentada diante de amêndoas de cacau secando ao sol.

3 Comments

  1. José Clóvis T. Lunardi

    5 de agosto de 2020 at 20:53

    Meus pesâmes ao Povo Tupinambá.

    Responder
  2. Ilhéus: morre Dona Domingas, anciã do povo tupinambá - BLOG DO GUSMÃO

    5 de agosto de 2020 at 21:58

    […] *Com informações do site Ilhéus Comércio. […]

    Responder
  3. Edna souza do Amaral Magalhães

    5 de agosto de 2020 at 22:50

    Meus sentimentos a família que Tupa conforte seus corações

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: