×

Haverá queda no preço do GNV nas bombas após a Petrobras reduzir o preço para distribuidoras?

Petrobras anuncia redução de 8,1% no preço do Gás Natural vendido a distribuidoras

A semana já começou com um importante anúncio da Petrobras: a redução média de 8,1% do preço do Gás Natural (GNV) vendido a distribuidoras a partir do início do próximo mês. A queda no valor reflete na variação do preço do combustível vinculado às oscilações do petróleo no mercado internacional. A atualização também considera outros fatores como taxa de câmbio e transporte via dutos.

Ao se observar o primeiro trimestre, os dados da Petrobras apontam que o petróleo teve uma queda de cerca de 8,7%, além disso, o câmbio teve apreciação de aproximadamente 1,1%. Por fim, vale lembrar que a parcela de preço relacionada ao transporte de gás sofre atualização anual no mês de maio, e é vinculada à variação do IGP-M. A expectativa é que haja uma atualização de aproximadamente 0,2% a partir do mês de maio deste ano.

A partir de tal atualização, a companhia afirma que o preço do gás natural vendido pela Petrobras para as distribuidoras deverá acumular uma redução de aproximadamente 19% no ano. No entanto, a empresa alerta sobre o preço ao consumidor final, pois a redução na bomba não está sob seu controle e, por isso, depende de outros fatores, como empresas do setor. Dentre eles está o portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como suas margens de lucro, além de tributos federais e estaduais.

Nas últimas semanas, o preço dos combustíveis tem sido um tema de bastante destaque nos noticiários em todo o país. Os preços elevados têm gerado insatisfação entre os brasileiros, que têm encontrado dificuldades para arcar com os gastos de transporte diariamente. Além disso, os impostos também têm sido alvo de críticas, uma vez que muitos consumidores entendem que os valores são excessivos.

Recentemente, foi divulgado o valor do ICMS único sobre os combustíveis, medida anunciada pelo Governo Federal em conjunto com os estados. De acordo com o anúncio, a alíquota ficou em 18%, ante 30% em média nos estados e no Distrito Federal. Segundo o Ministério da Economia, a medida tem como objetivo reduzir a carga tributária sobre os combustíveis, tornando mais previsível e estável a arrecadação de impostos sobre a comercialização do produto.

A redução do preço do gás natural vendido pela Petrobras para as distribuidoras é uma boa notícia para os consumidores. Contudo, como já mencionado, os preços finais nas bombas dependem de outros fatores envolvidos na cadeia de suprimentos, podendo ficar aquém do esperado pelos brasileiros. É importante que, além de medidas por parte do Governo Federal e das empresas do setor, os consumidores também possam adotar práticas de economia de combustível, podendo assim reduzir seus gastos diários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: