×

Calendário de repasse do PIS 2023: fique atento aos pagamentos!

Trabalhadores devem estar atentos ao calendário de repasse do Programa de Integração Social (PIS) deste ano, que já foi divulgado e está disponível para consulta. O repasse é feito de acordo com o calendário base publicado, o que significa que para saber quando receberá seu PIS, é necessário estar atualizado quanto às datas referentes ao mês de nascimento do cidadão.

O PIS é uma iniciativa que garante ao empregado acesso a determinados benefícios determinados por lei e auxilia no desenvolvimento das empresas do setor. Através do PIS, os cidadãos do país têm acesso a um abono salarial que serve como uma forma de distribuir melhor a renda entre aqueles que recebem os menores salários. Atualmente, os beneficiários podem receber até um salário mínimo, que está ajustado no valor de R$ 1.302.

Para ter acesso ao benefício, o trabalhador precisa atender a uma série de critérios, incluindo ter exercido suas funções pelo tempo mínimo de 30 dias no ano de 2021, ter a carteira de trabalho assinada e ter recebido até dois salários mínimos. É importante ter uma inscrição ativa no PIS há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) em até 21 de junho de 2022 ou no eSocial até 5 de dezembro de 2022.

O cronograma completo de 2023 já foi divulgado e quem nasceu em janeiro e fevereiro já começou a receber a partir de 15/02. Já aqueles que nasceram em março e abril receberão a partir de 15/03. Para os nascidos em maio e junho, o repasse ocorrerá a partir do dia 17 de abril, enquanto os que nasceram em julho e agosto terão acesso aos valores a partir do dia 15 de maio. Para quem nasceu em setembro e outubro, o repasse ocorrerá a partir do dia 15 de junho, enquanto para os nascidos em novembro e dezembro, o acesso aos valores será a partir do dia 17 de julho.

Para saber quando receberá o PIS, consulte o calendário abaixo:

– Quem nasceu em janeiro receberá a partir de 15/2;

– Quem nasceu em fevereiro receberá a partir de 15/2;

– Quem nasceu em março receberá a partir de 15/3;

– Quem nasceu em abril receberá a partir de 15/3;

– Quem nasceu em maio receberá a partir de 17/4;

– Quem nasceu em junho receberá a partir de 17/4;

– Quem nasceu em julho receberá a partir de 15/5;

– Quem nasceu em agosto receberá a partir de 15/5;

– Quem nasceu em setembro receberá a partir de 15/6;

– Quem nasceu em outubro receberá a partir de 15/6;

– Quem nasceu em novembro receberá a partir de 17/7;

– Quem nasceu em dezembro receberá a partir de 17/7.

Vale ressaltar que a atualização das informações no banco de dados é fundamental para garantir o acesso ao benefício. Afinal, as informações prestadas pelas empresas em relação às atividades dos empregados são imprescindíveis para a concessão do abono.

O pagamento do benefício é feito pela Caixa Econômica Federal para quem trabalha em empresa privada e possui o PIS. Para quem é servidor público e possui o Pasep, o pagamento é feito pelo Banco do Brasil. Para acessar o PIS/Pasep, basta consultar o site do PIS ou o do Banco do Brasil para ver se há saldo na conta, caso ainda não tenha recebido o valor em suas contas correntes.

Em caso de dúvidas ou outras informações relacionadas ao PIS/Pasep, é possível acessar os sites oficiais da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, além de entrar em contato diretamente com as instituições financeiras. Fique atento ao calendário de repasses para não perder as datas e garantir o acesso ao seu benefício!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: