×

“PIS/Pasep: possíveis motivos para o atraso no pagamento em 2022”

Entenda por que o seu PIS/Pasep ainda não foi depositado e como solucionar o problema

Se você é trabalhador e está na lista dos beneficiários do PIS/Pasep, é importante ficar atento ao calendário de pagamentos e verificar se os seus dados cadastrais estão corretos nas instituições responsáveis pelo depósito do benefício. Afinal, o atraso do pagamento pode ser causado por erros na atualização desses dados.

O PIS/Pasep é um benefício disponibilizado anualmente aos trabalhadores que se enquadram nos requisitos estabelecidos por lei. Ele é destinado aos trabalhadores que exerceram suas funções com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias no ano-base anterior e que não ultrapassaram dois salários mínimos por mês. Além disso, o pagamento é feito de acordo com o mês de aniversário do contribuinte (no caso do PIS) ou do número final da inscrição (no caso do Pasep).

Por isso, se você faz parte do grupo de trabalhadores que irá receber o PIS/Pasep, mas ainda não teve o valor depositado em sua conta, é preciso descobrir qual pode ser o motivo do atraso.

Calendário de Pagamento

Em abril, estão sendo repassados os valores para os trabalhadores da iniciativa privada que nasceram em maio ou junho. No caso dos servidores públicos, recebem o benefício aqueles que têm inscrições que terminam em 2 e 3.

Confira abaixo o calendário completo de pagamento do PIS/Pasep:

Servidores Públicos (Pasep)

– Nº de inscrição de final 0: a partir de 15 de fevereiro (pago);
– Nº de inscrição de final 1: a partir de 15 de março (pago);
– Nº de inscrição de final 2 e 3: a partir de 17 de abril (em andamento);
– Nº de inscrição de final 4 e 5: a partir de 15 de maio;
– Nº de inscrição de final 6 e 7: a partir de 15 de junho;
– Nº de inscrição de final 8 e 9: a partir de 17 de julho.

Trabalhadores de empresas privadas (PIS)

– Nascidos em janeiro e fevereiro: a partir de 15 de fevereiro (pago);
– Nascidos em março e abril: a partir de 15 de março (pago);
– Nascidos em maio e junho: a partir de 17 de abril (em andamento);
– Nascidos em julho e agosto: a partir de 15 de maio;
– Nascidos em setembro e outubro: a partir de 15 de junho;
– Nascidos em novembro e dezembro: a partir de 17 de julho.

Como solucionar o problema

Se você está atendendo às exigências e requisitos citados acima, mas ainda não recebeu o valor do PIS/Pasep, é necessário inicialmente verificar se seus dados cadastrais foram informados corretamente na Caixa Econômica Federal (PIS) ou no Banco do Brasil (Pasep). Em geral, os erros mais comuns que levam ao atraso no pagamento estão ligados à atualização dos dados cadastrados.

Por isso, é importante que os trabalhadores verifiquem o cadastro todos os anos para evitar problemas durante o período de repasse. Caso algum dado esteja incorreto, basta corrigi-lo para que o pagamento seja efetuado.

Caso os seus dados estejam atualizados e mesmo assim você não tenha recebido o valor do PIS/Pasep, será preciso entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo pagamento do benefício para descobrir qual é o verdadeiro problema.

Conclusão

O PIS/Pasep é um benefício importante para os trabalhadores brasileiros, mas é necessário estar atento ao calendário de pagamentos e à atualização dos dados cadastrais nas instituições financeiras responsáveis pelo depósito do benefício. Se você ainda não recebeu o valor do PIS/Pasep, verifique se atende aos requisitos estabelecidos por lei e se os seus dados estão atualizados nas instituições financeiras. Caso contrário, entre em contato com a instituição responsável para solucionar o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: