×

A fila do auxílio emergencial no Centro de Ilhéus e as falhas do “Caixa Tem”

O vídeo abaixo foi feito no início da manhã desta terça-feira, 28, no Centro de Ilhéus. Ele mostra a aglomeração de pessoas que ainda não receberam o auxílio do governo federal, medida de enfrentamento da crise do novo coronavírus. A fila começa na agência da Caixa Econômica Federal, no Calçadão, e se estende até a Rua Araújo Pinho. Assista.

A maior parte dessas pessoas recebeu a mensagem de que o auxílio foi aprovado, mas não conseguiu movimentar o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem. Por isso, o banco dividiu o pagamento delas conforme os meses de seu aniversário. Ontem foi o dia dos nascidos em janeiro e fevereiro, hoje, março e abril. Amanhã será o dos que nasceram em maio e junho, e assim sucessivamente, até sábado, com os aniversariantes de novembro e dezembro.

Os defeitos do aplicativo da Caixa inviabilizaram a movimentação do dinheiro a distância. Por isso, o banco decidiu gerar um código para que as pessoas pudessem sacar ou transferir o auxílio nos terminais de auto-atendimento. Essa senha temporária deve ser obtida no Caixa Tem. Aí está o problema para os beneficiários que não conseguem obter o código no aplicativo. Focos de exposição ao risco de contágio do novo coronavírus, as filas enormes para acessar as agências do banco estatal, em todo o Brasil,  são consequência dessa série de falhas.

Para dois funcionários da instituição, ouvidos hoje pelo Ilhéus Comércio sob a condição de sigilo da fonte, o banco sofre com o asfixiamento dos seus recursos e a deterioração das condições de trabalho. Segundo um deles, “o grande volume de operações dificulta muito o processo, mas a direção do banco já sabia que todos esses problemas ocorreriam também por causa das limitações do aplicativo e dos servidores de internet. Mesmo sabendo disso, não criaram alternativas para evitas as filas enormes”.

2 Comments

  1. VÍDEO: Governo Marão nega que tenha mandado "descer a ripa" em pessoas sem máscara | Ilhéus Comércio

    28 de abril de 2020 at 19:07

    […] sobre a fila do auxílio emergencial em Ilhéus, que contornou um quarteirão do Centro – veja aqui. Depois, recebemos um vídeo que mostra fiscais do município orientando as pessoas que estavam na […]

    Responder
  2. LUIS DIAS

    29 de abril de 2020 at 13:18

    Ou seja tudo orquestrado para a imunização e seleção da especie, morre muitos desempregados e melhora o número no desemprego, principalmente no Nordeste! Isso infelizmente é a práticas da direita.
    Por isso que eu digo nordestino vota em nordestino!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: