Carta aberta à CDL e seu ex-candidato a prefeito do PSDB

Por: Shi Mario

Olá cidadão, tudo bem com você? E a família, tudo bem?
Todo mundo esperançoso com os rumos que o Brasil está tomando? Quero antes de mais nada lhe desejar um ótimo final de semana de reflexão e diálogo com a população, sobretudo o povo mais carente de Ilhéus.

O que torna nosso comércio ruim, não foi o nosso protesto do Reúne Ilhéus, que vocês foram contra. Não foi o protesto contra a falta de merenda que paralisou por instantes o trânsito. Não foi o protesto contra a falta de atendimento médico nos postos e nos hospitais.

O que torna nosso comércio O PIOR DA REGIÃO, são vocês mesmos. Sim, vocês dirigentes da entidade.

E não tô falando do lojista empreendedor que mantém sua loja com muita luta, muito menos do empresário pequeno que não tem noção das alianças que vocês fazem politicamente. Estou falando dessa direção espúria, que usa do fajuto discurso empreguista e da política do medo, para assombrar os filiados e os empregados. E tem mais algumas coisas, vamos a elas:

O que torna nosso comércio ruim, é o apoio dessa entidade a governos como o de Jabes Ribeiro, que em conluio com vocês, aumentam a passagem de ônibus e o IPTU sem critério algum;

O que torna nosso comércio ruim, é a falta de apoio desta entidade e consequentemente de alguns filiados, às iniciativas de controle social, me parece que alguns filiados curtem um “suquinho de laranja”, não é?

O que torna nosso comércio ruim, é o desrespeito as leis, que acabam com as fachadas históricas do nosso centro, colocando cartazes pouco atrativos e poluindo o visual da nossa turística cidade;

O que torna nosso comércio ruim, é a falta de valorização e capacitação dos trabalhadores e das trabalhadoras, que são tratados como descartáveis por vocês;

O que torna nosso comércio ruim, é a falta de apoio em políticas públicas de valorização do nosso patrimônio histórico e criação de uma identidade própria;

O que torna nosso comércio ruim, é a falta de apoio a juventude, a cultura local, ao teatro, ao esporte e às iniciativas da galera do HipHop, do skate, do basquete, do futebol, do vôlei e demais práticas que são abandonadas na cidade, diferente de outras cidades que abraçam estas práticas;

O que torna nosso comércio ruim, é a falta de planejamento de novas e baratas ferramentas de marketing, além de produções áudio-visuais, culturais e afins. Vocês preferem o velho panfletinho e plaquinha nas ruas;

O que torna nosso comércio ruim, é a arrogância que vocês têm, em não abrir dialogo com as representações sindicais, associações de bairros e demais instituições, para apresentar uma proposta viável para ambos;

E por fim, caro amigo, que desejo tudo de bom (de verdade), o que torna nosso comércio ruim, é a simples compreensão de que comércio é a troca voluntária de serviços e produtos, onde ambos saem (ao menos com a sensação de que estão…), para isso é preciso que o trabalhador tenha um salário digno, planejamento de aposentadoria e garantias de segurança e estabilidade em seu emprego. Coisa que vocês querem tirar com apoio às reformas trabalhistas, reformas da previdência e políticas escrotas desse governo temeroso.

Passar bem amigo, bom descanso amanhã!

Shi Mario é Servidor público municipal, formado em turismo e estudante da Universidade Federal do Sul da Bahia. Também é militante do PSOL/RAIZ.

O Ilhéus Comércio age de forma independente e democrática. Este espaço está aberto caso a instituição queira se manifestar.