×

Como será a composição do novo governo de Ilhéus

Nos últimos dias, um dos assuntos mais comentados e que tem levantado inúmeros questionamentos nas rodas de bate papo em Ilhéus é a formação do novo governo, que a partir do dia 01 de janeiro de 2017, terá como gestor, o médico Mário Alexandre, eleito com maioria dos votos nas últimas eleições.

Muitos se perguntam como será definida a nova equipe, quais os critérios e como será a partir de janeiro. Alguns nomes começam a circular no cenário político com chances reais de composição do novo secretariado.

Segundo fontes deste portal, o atual Secretário de Administração do município, Ricardo Machado, foi convidado pelo prefeito eleito para continuar onde está. Machado teria recusado o convite e indicado o advogado Bento José Lima Neto. A Secretária de Relações Institucionais por sua vez, ficará com o atual vereador Alisson Mendonça, um exímio conhecedor da Câmara de Vereadores, capaz de articular com maestria a nova presidência da casa.

As especulações não param por aí. A mesma fonte nos afirmou que o vice-prefeito eleito José Nazal, assumirá a Secretaria de Meio Ambiente. Ao ser perguntado por nossa equipe, em relação às Secretarias de saúde e de Assistência social, a pessoa se esquivou e disse que essas duas estão guardadas a sete chaves e que não tomemos como surpresa, caso sejam preenchidas por pessoas ligadas ao senador Otto Alencar, já que o mesmo tem pretensões políticas e desponta como possível candidato a governador nas próximas eleições.

Em relação ao segundo escalão o nosso contato foi irônico. Ele afirmou que já tem pessoas com destino certo, inclusive na área de tributos. “A chefia de arrecadação será entregue a Roberto Soares e a direção tributária a Adriano Sales”. A ironia do informante é por achar que os indicados não marcharam na campanha vitoriosa. Não parando por aí, foi firme em dizer que o vereador eleito, Jerbson Moraes, também está cotado para fazer parte da nova arrumação.

O Ilhéus Comércio não fica espantado com alguns nomes que surgem nas rodas políticas e acha natural que isso aconteça, se o que está sendo levado em conta, é realmente o interesse pelo coletivo. O próprio prefeito eleito disse em várias oportunidades que não teria dificuldade de sentar e dialogar com pessoas que fizeram parte de outros governos, no entanto, que estes sejam técnicos e tenham capacidade para assumir tal cargo.

Diante de tanta discussão, o mais sensato é aguardar realmente qual será a vontade do novo prefeito e quais as estratégias de seu grupo para a formação dos cargos que terão em mãos.  Mário já deu provas de que seu governo será de diálogo com a sociedade. A maneira como vem conduzindo o processo desde que foi escolhido para substituir o atual prefeito Jabes Ribeiro, tem sido totalmente diferente de seu antecessor, que se voltou de costas para o ilheense. Alexandre e Nazal tem discutido muito com os diversos setores da sociedade.

Nós torcemos para que Ilhéus seja colocada como prioridade em qualquer decisão que venha a ser tomada.

 

*Foto: Clodoaldo Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: