×

Covid-19: Ilhéus saltou de 258 para 443 casos ativos em um mês

Os casos ativos de 3 de junho (Sesab) e os de 4 de julho (prefeitura).

Numa epidemia a dinâmica entre casos ativos e recuperados é um indicador das oportunidades de contágio. Quanto mais pessoas têm o novo coronavírus no corpo ao mesmo tempo, maiores são as oportunidades de transmissão do vírus no território considerado.

Esse é o caso de Ilhéus cem dias após o início do surto local. Entre os dias 3 de junho e 4 de julho, o município saltou de 258 para 443 casos ativos.

Diante desses números, a prefeitura concluiu que a epidemia arrefeceu e mandou reabrir a economia. O mistério que explica a constatação oficial não foi revelado aos moradores da cidade.

Os dados deste levantamento são dos boletins epidemiológicos sobre a Covid-19 dos governos estadual e municipal. No dia 3 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não informava o número de casos ativos em seu boletim diário, por isso o dado dessa data é da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). A informação sobre o dia 4 de julho é da prefeitura.

Por que mais casos ativos?

Duas hipóteses – não confirmadas – podem explicar o aumento de casos ativos no município: a ampla flexibilização das regras de distanciamento social e a quantidade de testes de bancada realizados nas últimas duas semanas, caso eles tenham sido feitos em volume maior do que o das semanas anteriores ao dia 3 de junho.

O tempo considerado é de quatorze dias porque esse é o período mínimo para que uma pessoa infectada passe ao grupo de recuperados após o fim dos sintomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: