×

Emergência em Ilhéus: com lotação máxima, pacientes aguardam vagas em UTI

Secretário informa que os onze leitos de UTI específicos para pessoas com covid-19 estão lotados.

Todas as onze unidades de tratamento intensivo (UTIs) específicas para pessoas com covid-19 do Hospital de Ilhéus estão ocupadas. A instituição privada mantém os leitos em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a lotação máxima, cinco pacientes infectados pelo novo coronavírus aguardam transferência para outras cidades ou a abertura de outros leitos no município.

O secretário municipal de saúde, Geraldo Magela, confirmou as informações ao site Ilhéus Comércio, às 11 horas desta quarta-feira (6), em conversa por telefone.

Segundo Magela, o Hospital Costa do Cacau pretende abrir hoje dez leitos de UTI para receber pacientes com covid-19. “Esperamos que a gente consiga transferir todos [os pacientes que aguardam vagas] para as UTIs”.

Até o momento, devido à lotação dos leitos da cidade, pelo menos quatro pacientes de Ilhéus já precisaram de transferência para outros municípios,  informa Magela.

De acordo com o secretário, o SUS vai abrir outros dezenove leitos de UTI: mais nove no Hospital de Ilhéus e dez no Hospital Vida Memorial.

O Hospital Costa do Cacau informou ao secretário que vai oferecer mais vinte leitos de UTI para pacientes com covid-19, além dos dez que devem ser abertos hoje.

Ainda segundo o secretário municipal, o serviço de triagem que funciona no Centro de Convenções de Ilhéus tem quatro ventiladores mecânicos para o atendimento de pacientes que chegam com dificuldade de respirar.

Comentário do Ilhéus Comércio.

Cabe lembrar que o próprio nome do sistema de saúde do Brasil explicita sua unicidade. Por ser único, o SUS também é universal. Isso deve ser lembrado para enfatizar que não importa a origem do paciente, se ele é dessa ou daquela cidade. O importante é atender o maior número possível de pessoas cuja sobrevivência, nesse instante, depende de tratamento intensivo. Por isso os leitos instalados em Ilhéus servem a moradores de outros lugares e, pelo mesmo motivo, um habitante da Princesinha do Sul tem o direito de ser acolhido em qualquer município brasileiro.

Em tempo: se você pode, fique em casa. O distanciamento social ainda é a única forma de defesa que temos para diminuir a taxa de contaminação do vírus.

3 Comments

  1. Oito idosos do Abrigo São Vicente estão com covid-19, e um faleceu | Ilhéus Comércio

    6 de maio de 2020 at 17:51

    […] Ilhéus, todos os leitos de UTI-covid mantidos pelo SUS estão lotados, como informamos mais cedo. Há a expectativa pela abertura de novos leitos específicos no Hospital Regional Costa do Cacau, […]

    Responder
  2. Jorge

    6 de maio de 2020 at 17:55

    O povo continua nas ruas nas filas das lotérica e caixas…

    Responder
    • adrian

      7 de maio de 2020 at 01:41

      E é pra ir pra onde se não for pra fila ??o dinheiro vaii atrás da pessoa é ?

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: