×

Ilhéus tem novo protocolo para testes da covid-19

O prefeito Mário Alexandre durante visita ao Centro de Triagem da Covid-19. Foto: SECOM-Ilhéus.

Da SECOM-Ilhéus.

A Secretaria de Saúde (Sesau) estabeleceu um novo protocolo para as coletas dos testes da Covid-19. O procedimento agora também será feito quando o paciente apresentar sintomas respiratórios, com ou sem febre, e se enquadrar nos seguintes grupos prioritários: paciente idoso; paciente internado, idoso ou não; e profissionais das áreas da saúde e segurança pública.

Quais exames realizados para detectar o coronavírus?

De acordo com o médico infectologista da Sesau, Gustavo Cunha, o Município realiza dois exames para diagnóstico da Covid-19. São eles:

– Teste rápido: A coleta é feita na polpa digital, com um furo no dedo e deve ser realizada após o sétimo dia do início dos sintomas gripais. Os pacientes que não se enquadram no grupo prioritário serão assistidos por monitoramento, pela equipe da central telefônica Covid-19.

– RT PCR: Com swab, cotonete passado na garganta e nariz do paciente, a amostra pode ser coletada entre o primeiro e décimo dia do início dos sintomas: febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar.

Já o médico André Cezário esclarece que a equipe da Vigilância Epidemiológica de Ilhéus vai até a residência do paciente para realizar a coleta. Ele deve permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias, afastado de crianças, idosos e pacientes crônicos, hipertensos e diabéticos.

“As pessoas que apresentam sintomas clínicos leves e médios se dirigem ao Centro de Atendimento Covid-19”, acrescenta Cezário, que também coordena o Comitê Operacional de Emergência (COE) da Sesau.

A central telefônica Covid-19 funciona todos os dias, das 8h às 18h, através dos números: (73) 99995-4010 / (73) 98862-6206 ou (73) 98126-8856.

Paciente com doença crônica deve interromper o tratamento?

“O paciente não deve cessar o tratamento por conta da pandemia, mas redobrar os cuidados, pois as complicações em decorrência da doença acontecem de forma mais frequente nesse grupo”, pontua Gustavo Cunha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: