×

“Trânsito intenso marca saída de Salvador durante Semana Santa”

O movimento de saída de Salvador está bastante intenso nesta semana, por ocasião do feriado da Semana Santa. Milhares de pessoas estão deixando a cidade em busca de outros destinos, seja para descanso, lazer ou visitas a familiares e amigos.

As principais rodovias que levam aos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco registram grande fluxo de veículos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, é preciso ter paciência e cautela ao pegar a estrada, já que há pontos de congestionamento e obras em alguns trechos.

Na BR-101, que liga Salvador a Aracaju, o movimento é intenso desde a quinta-feira (09). Já na BR-324, que leva a Feira de Santana e outras cidades do interior do estado, o fluxo de veículos é maior na sexta-feira (10) e no sábado (11).

De acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), as empresas de ônibus que fazem o transporte intermunicipal aumentaram a oferta de horários nesse período, visando atender a grande demanda de passageiros.

Além das cidades do interior do estado, muitos baianos estão indo para as praias do litoral norte e sul da Bahia, como Praia do Forte, Itacaré, Morro de São Paulo e Trancoso. Segundo a Secretaria de Turismo do Estado, a expectativa é que a taxa de ocupação hoteleira nessas regiões ultrapasse os 80%.

Mas não são apenas os baianos que estão deixando a capital. Turistas de outros estados e até mesmo do exterior escolheram Salvador como destino para passar a Semana Santa. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a cidade deve receber cerca de 200 mil turistas nesse período.

Para atender a demanda, o comércio da cidade está funcionando em horário especial. A Associação Comercial da Bahia informou que as lojas dos principais shoppings centers da cidade vão abrir as portas todos os dias e que a expectativa é de aumento nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

Outro setor que espera bom desempenho é a gastronomia. Os restaurantes especializados em frutos do mar, que são uma das marcas registradas de Salvador, já estão preparados para receber um grande público. Muitos deles estão oferecendo pratos especiais para a Semana Santa, como moquecas, camarões e lagostas.

No entanto, a maior expectativa é em relação às celebrações religiosas. A Semana Santa é um dos períodos mais importantes do calendário cristão e possui um significado muito forte para os baianos, que mantêm diversas tradições que se mesclam com ritos religiosos.

A igreja de Nosso Senhor do Bonfim, um dos principais templos religiosos de Salvador, terá uma programação especial durante toda a Semana Santa, com procissões, missas e atos litúrgicos. Outras igrejas históricas da cidade também terão celebrações especiais, como a catedral de Salvador, a igreja de São Francisco e a igreja do Senhor do Passos.

Enfim, a Semana Santa é um período muito aguardado pelos baianos e pelos turistas que visitam Salvador nessa época do ano. Além de ser uma oportunidade para descansar e aproveitar as belezas naturais da região, é também uma ocasião para vivenciar as tradições religiosas e culturais do povo baiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: