×

Covid-19 em Ilhéus: farsante tenta dar golpe de R$ 8 mil em família de paciente

Cuidado com o farsante no outro lado da linha. Imagem ilustrativa.

Há uma pandemia lá fora. Em cinco meses, a doença matou mais de 355 mil pessoas. 29 dessas vítimas moravam em Ilhéus, onde uma senhora luta contra o vírus numa cama de hospital.

Na casa dela, o telefone toca. O filho da paciente atende. No outro lado da linha, uma pessoa disposta a se aproveitar da situação para dar um golpe. Uma farsa que se vale do momento de fragilidade de alguém preocupado com a vida de um ente querido.

O farsante diz que é médico do Hospital de Ilhéus e informa que a família precisa pagar oito mil reais por exames urgentes. Mesmo sob o impacto das circunstâncias, o filho desconfia, pois, geralmente, quem faz esse contato com a família é a equipe de assistência social.

“Já achei estranho um médico fazer essa correria toda”, disse à reportagem do Ilhéus Comércio, sob a condição de ter a identidade mantida em sigilo.

O golpe é velho, mas voltou à moda na pandemia. Para os golpistas, o sofrimento alheio é uma oportunidade que a crise sanitária oferece.

O Hospital de Ilhéus, onde a senhora está internada, tem conhecimento do problema e faz um esforço de comunicação para manter os familiares dos pacientes bem informados. Tanto que, logo depois de falar com o farsante, o filho da paciente recebeu um telefonema do hospital, que o informou sobre o golpe de volta à praça.

A direção do hospital disse hoje à reportagem do site que nunca liga para as famílias para solicitar pagamentos,. Afinal, os pacientes do SUS já estão cobertos pelo serviço público, e os demais, por convênios privados. A instituição reforça que, em nenhuma circunstância, telefona para pedir dinheiro aos familiares.

Além de manter as famílias informadas sobre o golpe, o hospital informa que dá ampla visibilidade ao assunto em seu site.

Colocamos abaixo o relato sobre a tentativa de golpe. Ouça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: