Covid-19: Ilhéus tem quatro vezes mais mortes do que Uruguai
Ilhéus já perdeu 205 vidas para o novo coronavírus. Portanto, o município tem 4.7 vezes mais mortes causadas pela Covid-19 do que o Uruguai, que registrou 43 óbitos. Os dados são os mais recentes da Prefeitura de Ilhéus e do país vizinho, divulgados nessa sexta-feira, 28 de agosto.
O Uruguai tem 3,4 milhões de habitantes; Ilhéus, menos de 200 mil. Essa comparação contrastante poderia ser feita com inúmeras cidades brasileiras, inclusive a vizinha Itabuna. Dessa forma, não se trata de uma tragédia ilheense. A catástrofe é nacional, com raras exceções, como a cidade de Viçosa. O município mineiro tem 72 mil moradores e, até o momento, registra uma morte provocada pelo vírus.
Comentário do site.
A diferença entre o paisito e maioria das cidades brasileiras foi e está sendo a capacidade de resposta coletiva à ameaça pandêmica.
No Uruguai, essa resposta teve a coordenação do Governo Central. Isso protegeu províncias inteiras do país vizinho, onde a presença do vírus simplesmente ainda não foi identificada. A Argentina obteve sucesso parecido até meados de maio, e o Paraguai, até junho.
Naturalmente, é necessário levar em conta a complexidade do Brasil, o tamanho do seu território e a iniquidade penosa enfrentada pela maioria dos seus 220 milhões de habitantes, com um tecido social cada vez mais esgarçado.
Essas dificuldades, no entanto, não foram determinantes para a grande obra do nosso fracasso civilizatório, exposta sob o peso de 117 mil mortes.
Não conseguimos conter o avanço do vírus nem proteger as pessoas mais vulneráveis. Ainda assim, como não deixamos as epidemias locais seguirem seu curso natural, podemos nos confortar com a constatação conformista de que poderia ter sido muito pior.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: