×

Demanda reprimida e grandes sonhos

Por Shi Mario

Ontem foi um grande dia. Reunimos uma gente boa durante um café, para começar a sonhar junto e coletivamente, a Ilhéus que queremos. Começar a construir um grande fórum de participação e construção plural em Ilhéus.

Muito grande foi a surpresa em ouvir tantas ideias, sugestões e propostas… E a nossa suspeita se confirmou: Temos muita demanda reprimida por PARTICIPAÇÃO POPULAR nos rumos da nossa cidade.

Se fala bastante nas instâncias de participação popular já constituída, cobrando a população uma presença que é desincentivada pelo poder público (me parece que propositalmente). Como? Aqui vai um exemplo, a prefeitura começou a discutir o PPA no MEIO DA SEMANA e em horário comercial, que trabalhador(a) vai conseguir participar?

Ah! E os conselhos populares? Como insistir na participação de povo, num espaço onde metade dos componentes já estão designados a cumprirem uma função, que é a de seguir o que o governo manda e assim não discutir amplamente todas as questões? Conselho deveria ser 100% POVO e descentralizado, mas essa galera acha participação e democratização muito “burocrática”, para não dizer outra coisa.

Sei que já houveram várias outras iniciativas e neste quesito, neste pontapé não nos diferenciamos muito das outras, porém a cada novo ciclo somos capazes de melhorar e intervir propositivamente para mudar alguma coisa sempre. Como fizemos ano passado no apagão de 10 minutos em protesto às sucessivas quedas de energia, após o ato, uma semana depois, foi anunciado investimento de 11 milhões para melhorias. Fomos EFETIVOS!

Também há muita desconfiança, sobretudo dos partidos envolvidos e interessados nas auto-promoções, oposição e ações políticas, mas de bate pronto a presença de várias e múltiplas pessoas, inibe e muito a hegemonia de um discurso/interesse, prevalecendo assim novamente o coletivo. E a proposta é sempre agregar, todos são bem-vindos, já somos tão poucos que devemos sempre somar com o que nos converge, deixando um pouco as divergências de lado.

E, por fim, sobre oposição. Ela é necessária.

Mas não pode ser finalidade de nenhuma ação deste tipo.

Oposição propositiva é ótimo para nossa evolução. E junto ao poder público, é consequência de uma série de fatos que o poder constituído não vem cumprindo e nada que uma escuta junto aos cidadãs e cidadãos que compõe aquela população prejudicada por esta omissão para solucionar este impasse. Oposição não é politicagem, é escuta, diálogo e proposição.

Espero que tenhamos bons desafios no futuro lançamento deste fórum popular.

Tão necessário e clamado neste momento da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: