×

Secretários debatem melhorias com moradores da Sapetinga

Cinco secretários municipais estiveram reunidos ontem (28) à noite com moradores e dirigentes da Associação dos Moradores (AMSA) do Conjunto Sapetinga, localizado no bairro do Pontal, zona sul de Ilhéus. O encontro atende a uma agenda de visitas que vem sendo executada pelo governo municipal a bairros e comunidades locais. Nestas reuniões, secretários e assessores municipais debatem problemas localizados e apresentam prazos para soluções das demandas.

Esta ação itinerante que já passou pelos bairros do Iguape e Jardim Savóia, Nossa Senhora das Vitórias, Nelson Costa e Teotônio Vilela, levou à Sapetinga os secretários José Nazal (Planejamento e Desenvolvimento Sustentável), Hermano Fahning (Infraestrutura, Transporte e Trânsito), Jorge Cunha (Serviços Urbanos), Paulo Sérgio Santos (Indústria e Comércio) e Elizângela Oliveira (Saúde).

Encarando desafios – “Este modelo de gestão nos permite estar perto para ver e ouvir e, também, para esclarecermos situações”, destaca José Nazal, que também é vice-prefeito de Ilhéus. “Algumas medidas são tomadas de imediato, outras, por conta de uma maior complexidade, exigem mais tempo. Mas também são encaminhadas para solução a médio e longo prazos”, revela.

Dentre as reivindicações apresentadas pelos moradores, estão melhorias na iluminação e no sistema de transporte público que atendem ao bairro, combate ao esgotamento clandestino e as condições de mobilidade, já que muitos veículos têm utilizado as principais vias do bairro para “cortar caminho” em direção à ponte Lomanto Júnior. Os moradores também cobram a presença mais efetiva de agentes do Centro de Zoonoses para combater animais de grande porte nos gramados de espaços públicos e de agentes fiscalizadores de ambulantes.

Pedidos – A Associação de Moradores também cobrou ajuda do Poder Público para a conclusão do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) feito junto a uma construtora local, que iniciou na gestão passada obras de urbanismo no bairro, mas que ainda não as concluiu. Falta a afixação de bancos, a construção de um pier e a conclusão da pintura da quadra poliesportiva.

Os moradores também querem o retorno das nomenclaturas antigas das ruas e avenidas, reivindicação que, segundo o próprio Nazal, deverá ser feita por eles à Câmara Municipal, que é a instituição que tem competência de mudar nomes de logradouros públicos. “Este, também, é um objetivo destas reuniões. Muitas vezes são atribuídas à Prefeitura situações que não lhe cabem a responsabilidade.

Este olhar sincero entre governo e população, diminui distâncias e aflora o sentimento de parceria. A população não se sente só”, definiu. O Conjunto Planejado da Sapetinga foi inaugurado no início dos Anos 70. Hoje possui uma população estimada em mil habitantes.

Secom/Ilhéus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: