×

Covid-19: Ilhéus pode ter tido mortes por falta de UTIs, afirma promotor

Imagem ilustrativa/Tatiane Fortes-Governo do Ceará.

A noite já tinha caído sobre Ilhéus, nesta quarta-feira (3), quando o Ministério Público do Estado da Bahia divulgou em seu site uma ação contra o Decreto nº 042/2020, que autoriza a retomada gradual de atividades comerciais.

Ajuizada pelo promotor de Justiça Pedro Nogueira Coelho, a ação civil pública destaca que a prefeitura flexibilizou as medidas de distanciamento social na semana em que “a taxa de ocupação dos 31 leitos de UTI para Covid-19 permaneceu em 100% em quase todos os dias”.

Ilhéus registrou cinco mortes nos últimos dias e só tem menos óbitos por Covid-19 do que Itabuna e Salvador, entre as cidades baianas. “Circunstância essa que, de plano, desperta dúvida se tais óbitos teriam sido causados justamente pela inacessibilidade aos leitos de UTI, diante da máxima lotação acima citada”, afirmou o promotor de Justiça.

Conforme a ação, a reabertura da economia deve estar condicionada a cenário epidemiológico favorável, com disponibilidade regular dos leitos médicos, estabilização do número de casos ativos, diminuição da taxa de letalidade do coronavírus, redução do contágio e aumento do índice de isolamento social no município. Contudo, segundo o promotor, os dados sobre a epidemia em Ilhéus mostram que o cenário segue desfavorável, ao contrário do que alega estudo técnico apresentado pelo Governo Marão para fundamentar o decreto.

Nogueira também cita a análise do doutor Zolacir Trindade de Oliveira Junior. Físico e docente da Universidade Estadual de Santa Cruz, Junior apontou equívocos do estudo que fundamentou a decisão do prefeito Mário Alexandre (PSD).

Com o pedido feito hoje à Justiça, o Ministério Público se juntou às vozes que se levantaram contra o afrouxamento do combate ao vírus em Ilhéus, a exemplo do Fórum Sul da Bahia Global. No mesmo sentido caminham lideranças que mantiveram ritos religiosos suspensos.

Hoje a prefeitura informou que todos os trinta e um leitos de terapia intensiva para a Covid-19 estão ocupados. E Ilhéus perdeu a 35ª vida para o vírus.

2 Comments

  1. Com UTIs lotadas, Ilhéus registra 36ª morte por Covid-19 | Ilhéus Comércio

    5 de junho de 2020 at 12:17

    […] pedido de suspensão dos efeitos do Decreto 042/2020, que reabriu parte do comércio, o promotor de Justiça Pedro Nogueira levanta a possibilidade de Ilhéus já ter tido mortes por falta de […]

    Responder
  2. Juiz quer ouvir MP sobre avanço da reabertura econômica de Ilhéus | Ilhéus Comércio

    23 de julho de 2020 at 10:07

    […] Bahia (MP-BA) se manifeste a respeito dela. O promotor de Justiça Pedro Nogueira é o autor da ação civil pública que contesta os critérios e o estudo usados pela prefeitura para justificar a… no início de […]

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: