×

Ford patenteia carro que se devolve por falta de pagamento nos EUA

A Ford Motors registrou recentemente uma patente nos Estados Unidos para um carro autônomo que retorna automaticamente ao concessionário caso o comprador não efetue o pagamento ou atrase suas parcelas de financiamento. A ideia é reduzir os prejuízos, já que, nos Estados Unidos, cerca de dois milhões de veículos com falta de pagamento são recuperados a cada ano, uma média de 5.400 reintegrações de posse por dia.

A patente intitulada “Sistemas e métodos para retomar a posse de um veículo” foi arquivada em 2021 e publicada recentemente pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos. No documento, a patente da Ford prevê que o proprietário do veículo receba mensagens por meio do sistema de infoentretenimento do carro avisando sobre a falha no processamento do pagamento do empréstimo. Se a pendência continuar por mais um mês, o carro poderá fazer bloqueios no sistema de negação, impedindo que o condutor chegue em lugares específicos ou realize viagens, além de desativar os alto-falantes e o ar condicionado do veículo.

O último recurso antes da devolução automática do carro pode ser trancar o proprietário fora do veículo, uma penalidade que pode ser suspensa apenas em casos de emergência. No entanto, a Ford garante que o proprietário ainda poderá dirigir o veículo em viagens essenciais, como ir e voltar do trabalho, para não remover sua capacidade de ganhar dinheiro e honrar a dívida.

A tecnologia de devolução autônoma é improvável de ser implementada em breve, já que em muitos países ainda não é permitido que veículos totalmente autônomos circulem em ruas e estradas. Além disso, a tecnologia está sendo analisada pela Ford e pode ser que nem chegue à produção.

A ideia de um carro que se “devolve” na falta de pagamento pode ser vista como uma inovação tecnológica, mas também como uma maneira de controlar os números expressivos de devedores. Enquanto isso, as montadoras continuam a apostar em tecnologias mais sustentáveis e conectadas, que podem trazer benefícios ambientais e sociais (ESG), mas também atender aos interesses financeiros das empresas. O futuro dos veículos automotivos ainda é incerto, mas a inovação e a tecnologia estão transformando a indústria definitivamente.

O sistema para devolução de carros com parcelas atrasadas pode ser uma resposta para um grande problema enfrentado pelas concessionárias nos Estados Unidos. O país é o maior mercado automotivo do mundo e, por isso, lidar com devedores é uma preocupação constante para as empresas.

Os veículos que voltam para a concessionária por falta de pagamento são considerados “carros de inadimplentes” e são uma grande fonte de prejuízos para a indústria automotiva. Eles geralmente são vendidos em leilões por preços muito abaixo do valor de mercado, o que acaba onerando o bolso das montadoras e também dos financiadores.

A patente da Ford, portanto, surge como uma solução para minimizar esses prejuízos. Com ela, a montadora pode diminuir a quantia de carros de inadimplentes que são devolvidos, já que a tecnologia impede que o veículo chegue a esse ponto. Além disso, a empresa tem a garantia de que o carro retornará para a concessionária, o que pode facilitar o processo de venda.

No entanto, a tecnologia também traz alguns questionamentos éticos e de privacidade. Ainda que a Ford garanta que o proprietário terá acesso ao carro em situações emergenciais, permanece a dúvida sobre quem teria acesso aos dados do sistema de infoentretenimento do veículo e em que medida essa tecnologia poderia ser usada para outras finalidades.

Ainda assim, a Ford está apostando em inovações tecnológicas para continuar se destacando no mercado automotivo mundial. A montadora já anunciou que está trabalhando em um carro elétrico que será lançado em 2023 e também tem investido em tecnologias de carros conectados, como o FordPass e o Sync.

O futuro dos automóveis será marcado pelas transformações tecnológicas e ambientais. As montadoras terão que se adaptar e buscar soluções para os problemas que permeiam a indústria. A patente da Ford é apenas um exemplo dessa busca constante por inovação, que promete mudar a forma como nos relacionamos com nossos veículos e como eles se relacionam com as montadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: