×

Netflix anuncia cobrança extra de compartilhamento de senhas para usuários fora da mesma casa

Depois de um período com o tema adormecido, a Netflix anunciou nova data para cobrança extra para quem compartilha a senha da plataforma com parentes ou amigos que não moram na mesma casa. O comunicado foi feito após a divulgação dos resultados financeiros do primeiro trimestre deste ano. O streaming tornou público o cronograma que altera as condições de compartilhamento de senhas nos Estados Unidos e em outros países. Em suma, essa cobrança adicional ocorrerá até o final do segundo trimestre, ou seja, 30 de junho.

Contudo, a Netflix não informou se os usuários brasileiros passarão a ser cobrados já neste primeiro momento. Ainda assim, a plataforma afirma que os grandes mercados do streaming seguirão tal cronograma, portanto, podemos esperar que o Brasil se enquadre nesta cobrança até junho.

Vale lembrar que a medida não tem como foco acabar com o compartilhamento de senhas e sim converter as contas compartilhadas em novas assinaturas. Isso porque, os resultados da plataforma não têm sido animadores. A Netflix argumenta que há cerca de 100 milhões de casas compartilhando senhas. Assim, ela vê nessa nova cobrança uma possibilidade de conseguir mais assinantes. No pior cenário, a empresa consegue uma receita maior a partir das contas adicionais compartilhadas.

Em carta direcionada a investidores, a Netflix explica que a cobrança de compartilhamento de senhas já teve início no Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Espanha com resultados positivos. Em suma, nestes países, o usuário precisa informar uma localização como principal.

Nesse sentido, os assinantes dos planos Standard ou Premium podem comprar um membro extra que dá acesso a até duas pessoas que não moram no lugar principal possam criar um perfil próprio. No Canadá, por exemplo, a assinatura extra custa C$ 7,99, enquanto na Nova Zelândia sai a NZ$ 7,99.

Embora a cobrança extra possa parecer ruim para os usuários, ela oferece uma importante oportunidade para a empresa aumentar sua receita. No final do primeiro trimestre deste ano, a Netflix registrou uma receita de US$ 7,16 bilhões, abaixo do esperado pelos analistas, que era de US$ 7,13 bilhões. Nesse sentido, a empresa aposta nessa iniciativa para atrair novos usuários e, assim, aumentar a receita.

Ainda assim, a medida não é uma certeza. Para muitos especialistas, os usuários continuam tendo a opção de cancelar a assinatura da Netflix, e a empresa terá que se esforçar para convencê-los a pagar a mais por contas adicionais.

Com isso, a Netflix deve analisar os feedbacks dos usuários para evitar a insatisfação dos seus clientes e criar novas formas de incentivar o pagamento de contas adicionais. A empresa já anunciou mudanças nos serviços exclusivos e agora, com essa nova medida, deve preparar a estratégia para enfrentar a concorrência. Para muitos especialistas, se a plataforma conseguir manter o usuário satisfeito e criar novas formas de personalização, pode ter um caminho promissor pela frente.

No entanto, é preciso lembrar que a mudança na política de compartilhamento de senha ainda não está disponível para o Brasil ou outros países. A Netflix ainda não divulgou como serão as alterações na cobrança em outros mercados.

Como resultado, é importante que os usuários brasileiros acompanhem as mudanças e estejam cientes dos prazos e condições da plataforma. Com essa medida, a Netflix espera se posicionar melhor no mercado de streaming e conquistar novos usuários, mas também precisa pensar em formas de manter a satisfação daqueles que já são clientes. Enquanto isso, usuários não residentes na mesma casa devem ficar atentos a essas mudanças na cobrança para evitar taxas adicionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: