×

Ceplac recebe amostras de cacau para Salão do Chocolate 2017

O Departamento da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira –CEPLAC – do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, estará recebendo no período de 02 a 25 de janeiro de 2017 amostras de amêndoas de cacau fermentado e seco bem preparadas de produtores brasileiros, representando as origens genéticas e geográficas de suas regiões, interessados em participar através do Programa Cacau de Excelência (CoEx) da Edição de 2017 do Prêmio Internacional de Cacau (ICA). Trata-se de um concurso global que reconhece o trabalho dos produtores de cacau e celebra a diversidade dos sabores do cacau a nível mundial. De acordo com o CoEx, das 4 regiões mundiais produtoras de cacau um númeroo de 3 a 5 das melhores amostras são selecionadas e recebem um Prêmio Internacional de Cacau, celebrado no Salão do Chocolate em Paris de 28 de outubro a 1º de novembro de 2017.

As quotas de cada região produtora de cacau é de acordo com a previsão de produção apresentada pela Organização Mundial de Cacau (ICCO) 2015/2016, sendo assim distribuídas: Africa & Oceano Índico – 96 amostras; Asia, Pacífico & Australia – 65 amostras; América Central & Caribe – 82 amostras; América do Sul – 53 amostras.

A CEPLAC foi nomeada como Comitê Nacional Organizador, para o Brasil, e conforme determinação do CoEx, deverá encaminhar para a França, 7 amostras de cacau brasileiro selecionadas dentre as que forme recebidas. As amostras são de 5 kg cada uma, devendo ficar em estoque (contra prova) com mais 5 kg, para o caso de pendencia no recebimento, perda ou danos na amostra enviada.

Diante disso, será permitido 1 (uma) amostra por produtor que deve conter 12 (doze quilos) de amêndoas, em embalagem devidamente identificada, que devem ser entregues no Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica Euclides Neto (fabrica de chocolate), na Superintendência da CEPLAC na Bahia, juntamente com um questionário preenchido, que se encontra à disposição no site desta Instituição na Internet. A data limite para recebimento das amostras é 25 de janeiro de 2017.

O questionário procura identificar a amostra por origem, variedade, clima e solo, práticas culturais, características, métodos de fermentação, secagem e beneficiamento, além do nome, localização da propriedade e da participação do agricultor no associativismo. Segundo a pesquisadora da CEPLAC, Neyde Alice Bello M. Pereira, do Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica, é importante que as informações sejam prestadas com clareza e objetividade “Os técnicos da seção estão aptos a prestar esclarecimentos adicionais”, declarou.

As amostras recebidas na CEPLAC passarão por avaliação de sua qualidade em análises físicas, sensorial de aroma e prova de corte feita pelos técnicos da Seção de Controle de Qualidade Vegetal (SECOQ), Núcleo Regional de Ilhéus, e as analises químicas no laboratório da Seção de Agroindustrialização e Engenharia Agrícola -SAGRE, do Centro de Pesquisas do Cacau – CEPEC. Na capital francesa as amostras serão transformadas em líquor de cacau, e avaliadas às cegas, por um júri de especialistas internacionais em analise sensorial. A partir dessa avaliação, serão selecionadas 50 amostras de alta qualidade que representem a melhor diversidade de perfis de qualidade e de sabores, de origens geográficas e genéticas. Essas amostras serão transformadas em chocolate os quais serão degustados às cegas por um júri profissional, (fabricantes de chocolate e comerciantes), por um júri público informado como jornalistas gastronômicos internacionais, representantes institucionais e pessoas com conhecimento no assunto; as melhores amostras receberão o Prêmio Internacional de Cacau (ICA), distinção sem valor monetário, no Salão do Chocolate.

A visão do Programa Cacau de Excelência (CoEx), é alcançar a profissionalização em longo prazo dos produtores, a sustentabilidade da cadeia produtiva do cacau, com reconhecimento, preservação, valorização da diversidade de cacau e a promoção internacional do cacau de alta qualidade. A participação no CoEx, oportuniza aos produtores a divulgação do cacau brasileiro de qualidade.

É recomendável que os participantes enviem anexo, fotos dos frutos de cacau (abertos e fechados) de 5 arvores, se possível fotos das sementes frescas e foto em close das flores. O tamanho máximo do arquivo é de 4MB.

CEPLAC/CEPEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: