×

Nas contas do governo, população de Ilhéus tem mais UTIs do que a alemã

O achado matemático na página 25 do estudo da Secretaria de Saúde de Ilhéus. Amplie a imagem aqui.

O estudo que fundamentou a reabertura da economia ilheense calcula a proporção de leitos de terapia intensiva do município. A conta não considera que eles podem ser usados por moradores de outras cidades da região ou de qualquer lugar da Bahia, como costuma enfatizar o governador Rui Costa (PT). Isso porque a regulação das unidades de terapia intensiva mantidas pelo SUS cabe ao Governo do Estado.

Contando desse jeito, a Secretaria Municipal de Saúde descobriu que Ilhéus oferece à sua população o dobro de UTIs oferecidas por países como a Alemanha, em números relativos.

O achado da página 25 considerou a expectativa de que Ilhéus teria 55 leitos intensivos especificamente para tratamento da Covid-19, o que aconteceu em junho. Hoje, no entanto, são 50. O estudo refere-se também às unidades que não foram destinadas exclusivamente para as pessoas com a doença do Sars-CoV-2.

A crise sanitária transformou o número de UTIs em tema cotidiano. Nesta terça-feira (7), o Governo da Bahia recomendou que os municípios com mais de 75% dos leitos ocupados não devem reabrir os setores da economia que não são considerados essenciais. O Ilhéus Comércio já havia noticiado comentário do governador Rui Costa (PT) sobre o critério. Veja aqui.

Não é a primeira vez que a prefeitura estica os limites da matemática na tentativa de extrair dos números a cientificidade da retórica e das providências adotadas na pandemia. O site emitiu opinião sobre o assunto em editorial. Leia aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: