×

Juiz quer ouvir MP sobre avanço da reabertura econômica de Ilhéus

Ao tomar conhecimento sobre nova fase da reabertura econômica, o juiz Alex Venícius deu prazo de 72 horas para que promotoria se manifeste a respeito dela.

A prefeitura concluiu que o estágio da epidemia de Covid-19 em Ilhéus dá condições para o avanço do plano de reabertura econômica. Por isso, autorizou a retomada das atividades de risco médio, que incluem parte do comércio – como as lojas de departamento e livrarias – e serviços bancários e de hotelaria.

Nessa terça-feira, 22, ao tomar conhecimento da decisão do governo, o juiz Alex Venícius Campos Miranda, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, deu prazo de 72 horas para que o Ministério Público do Estado Bahia (MP-BA) se manifeste a respeito dela. O promotor de Justiça Pedro Nogueira é o autor da ação civil pública que contesta os critérios e o estudo usados pela prefeitura para justificar a retomada econômica no início de junho.

“Tendo em vista as notícias divulgadas na imprensa regional que, na data de hoje, 22/07/2020, o Município avalizou mais um avanço nas fases nas quais enquadrou o comércio de Ilhéus, para fins de flexibilização, intime-se o Ministério Público, autor da ação, para que, em 72 (setenta e duas), manifeste-se sobre tal decisão…”.

No último dia 14 noticiamos que, segundo o promotor, a prefeitura não fiscaliza as próprias regras que criou para a reabertura gradual do comércio – veja aqui.

O prefeito Mário Alexandre manteve os seguintes setores e atividades suspensos em Ilhéus:

  1. Varejistas de souvenires, bijuterias e artesanatos.
  2. Cabeleireiro e outras atividades de tratamento de beleza.
  3. Bancas de jornais e revistas.
  4. Lojas de aeroporto e rodoviárias.
  5. Academias de esporte de todas as modalidades.
  6. Lojas localizadas em galerias.
  7. Bares, Food Truck e cabanas de praia.

No dia em que o governo autorizou a fase amarela do plano de reabertura, Ilhéus chegou ao total de 115 mortes causadas pelo novo coronavírus, menos de quatro meses depois do registro do primeiro caso da doença na cidade, em 25 de março de 2020.

2 Comments

  1. Mohammad

    23 de julho de 2020 at 18:25

    Critério meramente político-oportunista, sem bases concisas, à revelia de dados certamente ignorados ou internamente manipulados, como estamos habituados a ler na imprensa as ditas e contraditas, as notas com desmentidos expelidas pela Saúde municipal. Enquanto isso, Ilhéus supera todos os recordes de óbitos pelo Corona em paralelo ao número de contaminados que se agigantam incontrolavelmente enquanto Sistema municipal de Saúde, com UTIs totalmente ocupadas, entra em estado de falência.
    É hora de valorizar a vida do cidadão com ações sensatas, coerência e respeito pela população. Lembro-lhes que defuntos não votam. Louvo as ações do MP da Bahia e o meritíssimo Juiz da Fazenda Pública de Ilhéus. Em todos os países onde foi permitida a abertura gradual das atividades comerciais houve graves recrudescimentos dos casos de contaminação e mortes, por isso, prontamente suspensas.

    Responder
  2. Mehmed

    23 de julho de 2020 at 18:29

    Ilhéus
    Covid-19: Ilhéus registra dez mortes e mais 77 casos em 24 horas
    Entre segunda e terça-feira (21), a Prefeitura de Ilhéus registrou mais…
    Precisa dizer mais?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: